Problemática da Crítica Literária - 1. semestre

Objectivos

Espera-se que os estudantes do seminário fiquem a conhecer um conjunto de questões recorrentes no debate que estrutura, desde o Romantismo até hoje, o campo da crítica literária. Propõe se que esse conhecimento seja construído a partir de debates recentes que puseram em questão a própria legitimidade dos Estudos Literários enquanto domínio autónomo. Os estudantes deverão reconhecer e adotar terminologia avançada e ficar aptos a analisar o discurso crítico nas suas divisões internas e nas suas relações permanentes com a escrita literária e com outros campos das humanidades e das ciências sociais.

Caracterização geral

Código

722091133

Créditos

10

Professor responsável

Humberto Brito

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Paul de Man, Allegories of Reading. Figural Language in Rousseau, Nietzsche, Rilke and Proust. New Haven e Londres: Yale University Press, 1979.
___________, The Rhetoric of Romanticism, Nova Iorque: Columbia University Press, 1984.
___________, A Resistência à Teoria [The Resistance to Theory, 1986]. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.
___________, O Ponto de Vista da Cegueira [Blindness and Insight, 1971]. Trad. Miguel Tamen. Braga, Coimbra e Lisboa: Angelus Novus & Cotovia, 1999.

Método de ensino

Através de uma exposição teórica e da leitura e análise de textos serão problematizadas em aula questões conceptuais, históricas e retóricas dos textos e tópicos em apreço. Os alunos serão encorajados a debater os seus pontos de vista sobre esses textos e tópicos e ser-lhes-á solicitado que façam, pelo menos, uma apresentação oral.

Método de avaliação

70% ensaio final [4500-6000 palavras]; 30%: apresentação oral.

Conteúdo

O programa tratará alguns tópicos fundamentais da crítica e da teoria literária a partir da discussão de um conjunto de ensaios de Paul de Man, apoiada, sempre que necessário, pela análise de alguns dos textos literários comentados pelo autor.