Seminário de Orientação e Escrita - 2. semestre
Objetivos
a) Criar hábitos de pesquisa avançada metodicamente conduzida, adequada aos interesses do estudante e às diversas áreas de especialização que requerem competência literária.
b) Apoiar e preparar o estudante para a escrita dos seus trabalhos de pesquisa, em particular a dissertação de mestrado. Para isso, será dada ênfase particular às regras básicas da escrita de ensaios académicos, começando na seleção de um tema e na avaliação crítica da bibliografia já produzida, de modo a identificar um problema que suporte uma linha de investigação científica bem articulada.
c) Criar familiaridade com a organização de índices e bibliografias, o uso de normas de citação, a composição de notas, etc.
d) Criar a capacidade de tirar partido dos recursos arquivísticos, nomeadamente das bibliotecas disponíveis na FCSH-UNL, bem como de algumas das principais bases de dados digitais, tais como a Porbase ou a b-on.
Caracterização geral
Código
722091140
Créditos
10
Professor responsável
Gustavo Rubim
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
BARTHES, Roland. Por onde começar?, Escritores, Intelectuais, Professores e outros ensaios.
Presença, 1975, p. 109-125.
BOOTH, Wayne C. / COLOMB, Gregory G. / WILLIAMS, Joseph M. The Craft of Research. 3rd
edition: The University of Chicago Press, 2008.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 13ª ed.: Presença, 2007.
GEORGES, Robert A. / JONES, Michael O. People Studying People: The Human Element in
Fieldwork. University of California Press, 1980.
GRAFF, Gerald / BIKERSTEIN, Cathy. They Say I Say. The Moves that Matter in Academic
Writing. Norton, 2006.
Método de ensino
Debates em torno de textos académicos e ensaísticos, quer propostos pelo docente, quer trazidos pelos estudantes, em função dos trabalhos de pesquisa que estão a realizar.
Sessões práticas de elaboração de textos, composição de bibliografias, pesquisa on-line ou em arquivos e bibliotecas.
Método de avaliação
Pequeno ensaio intermédio (6 páginas), que terá de ser ou a análise de um texto ou a análise comparativa de dois textos. 25% da nota final.
Ensaio final (10-12 páginas), combinando um tópico bem definido com um corpus textual plural com ele diretamente relacionado. 50% da nota final.
Participação no seminário. 25% da nota final.
Conteúdo
1. Escolher um objeto de estudo, confiná-lo a um corpus, circunscrever um problema.
2. A decisão sobre o modelo de investigação e o tipo de enquadramento.
3. Planificação, primeiros esboços, revisão, definição de uma ideia.
4. Organização de argumentos e previsão de contra-argumentos.
5. Interpretação e problemas específicos da interpretação de interpretações.
6. Comentar, descrever, narrar, formular hipóteses, exemplificar, sublinhar.
7. Experimentar teorias, arriscar conceitos ou metáforas inéditas.
8. Introduções, conclusões e digressões.