Seminário de Orientação e Escrita - 2. semestre

Objetivos

a) Criar hábitos de pesquisa avançada metodicamente conduzida, adequada aos interesses do estudante e às diversas áreas de especialização que requerem competência literária.
b) Apoiar e preparar o estudante para a escrita dos seus trabalhos de pesquisa, em particular a dissertação de mestrado. Para isso, será dada ênfase particular às regras básicas da escrita de ensaios académicos, começando na seleção de um tema e na avaliação crítica da bibliografia já produzida, de modo a identificar um problema que suporte uma linha de investigação científica bem articulada.
c) Criar familiaridade com a organização de índices e bibliografias, o uso de normas de citação, a composição de notas, etc.
d) Criar a capacidade de tirar partido dos recursos arquivísticos, nomeadamente das bibliotecas disponíveis na FCSH-UNL, bem como de algumas das principais bases de dados digitais, tais como a Porbase ou a b-on.

Caracterização geral

Código

722091140

Créditos

10

Professor responsável

Gustavo Rubim

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

BARTHES, Roland. “Por onde começar?”, Escritores, Intelectuais, Professores e outros ensaios.

Presença, 1975, p. 109-125.

BOOTH, Wayne C. / COLOMB, Gregory G. / WILLIAMS, Joseph M. The Craft of Research. 3rd

edition: The University of Chicago Press, 2008.

ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 13ª ed.: Presença, 2007.

GEORGES, Robert A. / JONES, Michael O. People Studying People: The Human Element in

Fieldwork. University of California Press, 1980.

GRAFF, Gerald / BIKERSTEIN, Cathy. They Say I Say. The Moves that Matter in Academic

Writing. Norton, 2006.

Método de ensino

Debates em torno de textos académicos e ensaísticos, quer propostos pelo docente, quer trazidos pelos estudantes, em função dos trabalhos de pesquisa que estão a realizar.
Sessões práticas de elaboração de textos, composição de bibliografias, pesquisa on-line ou em arquivos e bibliotecas.

Método de avaliação

Pequeno ensaio intermédio (6 páginas), que terá de ser ou a análise de um texto ou a análise comparativa de dois textos. 25% da nota final.
Ensaio final (10-12 páginas), combinando um tópico bem definido com um “corpus” textual plural com ele diretamente relacionado. 50% da nota final.
Participação no seminário. 25% da nota final.

Conteúdo

1. Escolher um objeto de estudo, confiná-lo a um “corpus”, circunscrever um problema.

2. A decisão sobre o modelo de investigação e o tipo de enquadramento.

3. Planificação, primeiros esboços, revisão, definição de uma ideia.

4. Organização de argumentos e previsão de contra-argumentos.

5. Interpretação e problemas específicos da interpretação de interpretações.

6. Comentar, descrever, narrar, formular hipóteses, exemplificar, sublinhar.

7. Experimentar teorias, arriscar conceitos ou metáforas inéditas.

8. Introduções, conclusões e digressões.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: