Arqueologia Urbana - 1. semestre
Objetivos
1. Obter um conhecimento actualizado sobre a prática arqueológica urbana e os contornos teóricos que distinguem a arqueologia urbana da arqueologia em meio urbano.
2. Conhecer a evolução dos principais conceitos de cidade.
3. Obter os conhecimentos basilares que permitem a estruturação de uma Arqueologia Urbana numa cidade e as respectivas metodologias de trabalho.
4. Desenvolver as competências de manuseamento e formulação dos instrumentos de gestão da prática arqueológica em cidade.
Caracterização geral
Código
722051278
Créditos
10
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
AAVV, I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal, 1985). Lisboa, Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Estado da Cultura/ Instituto Português do Património Cultural, 1986.
AAVV, Vivir las Ciudades Históricas - Coloquio Ciudades Modernas Superpuestas a las Antiguas, 10 años de investigación. Mérida, Consórcio de la Ciudad Monumental Histórico-Artística y Arqueológica de Mérida, 1996.
AAVV, Report on Urban Archaeology in Europe. Bruxelas, Conselho da Europa, 2001.
JONES, B., Past Imperfect - The Story of Rescue Archaeology. Londres, Heinemann. 1980.
LEMOS, F.S.; MARTINS, M.R., A Arqueologia Urbana em Portugal, in Penélope. Fazer e Desfazer a História, n.º7. Lisboa, Edições Cosmos e Cooperativa penélope, 1992, p. 93-103.
Método de ensino
Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual. Aulas práticas com manuseamento de informação geográfica e arqueológica. Sessões com convidados para ulterior discussão. Visitas de estudo a museus e a pontos arqueológicos de cidades.
Método de avaliação
A avaliação será efectuada através da participação nas sessões, complementada por um trabalho de investigação original.
Conteúdo
1. Conteúdo e definição da disciplina.
2. Evolução historiográfica da disciplina.
3. A evolução do conceito de cidade, desde a Antiguidade à actualidade. As origens do fenómeno urbano: urbanismo e proto-urbanismo.
4. Metodologias de actuação em Arqueologia Urbana.
5. Os instrumentos de gestão da actuação arqueológica em meio urbano no contexto Europeu e o caso português.