Arqueologia Mesopotâmica - 2. semestre

Objectivos

a. Compreender os contextos socioeconómicos, culturais e religiosos que marcaram a antiga Mesopotâmia; b. Entender as principais manifestações artísticas nos contextos específicos em que as mesmas surgiram; c. Identificar os principais espólios e estruturas arqueológicas da antiga Mesopotâmia e situá-los no seu devido período cronológico d. Proporcionar um entendimento e um diálogo acerca das necessidades de conservação do património arquitectónico e arqueológico mesopotâmico, bem como das políticas que devem ser adoptadas para salvaguardar o mesmo.

Caracterização geral

Código

722051363

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

- ANASTASIO, S., Costriure tra i due fiume, Firenze, Museo e Istituto Fiorentino di Preistoria \"Paolo Graziosi\", 2011.
- LARSEN, M. T., The Conquest of Assyria: Excavations in an Antique Land, 1840–1860, New York, Routledge, 1996.
- LEICK, G., Dictionary of Ancient Near East Architecture, London, Routledge, 1988.
- MATTHEWS, R., The Archaeology of Mesopotamia: Theories and Approaches, New York and London, Routledge, 2003.
-MARGUERON, Jean-Claude, Mari: Capital of Nothern Mesopotamia in the Third Millennium, Oxford and Philadelphia, Oxbow Books, 2014.
- MONTERO FENOLLÓS, J.L. et al., Asirios en el Medio Éufrates. La cerámica medioasiria de Tell Qabr Abu al-‘Atiq en su contexto histórico-arqueológico, Ferrol, Proyecto Arqueológico Medio Éufrates Sirio (PAMES-UDC) y Sociedade Luso-Galega de Estudos
Mesopotámicos, 2015.

Método de ensino

Métodos de ensino - A unidade curricular será dividida em aulas de componente teórica, acompanhadas por informação visual (PowerPoints e pequenos vídeos informativos) e em aulas de componente prática, nas quais se analisarão fontes iconográficas e catálogos de artefactos.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - A avalição será feita a partir de dois elementos distintos: um trabalho escrito (70%) e uma apresentação oral (30%) de um tema a ser escolhido pelo estudante e discutido com o docente.

Conteúdo

1. Contextualização geográfica e cronológica
2. A Mesopotâmia nos relatos de viajantes e as primeiras escavações (sécs. XIX e XX)
3. A musealização e a conservação do espólio arqueológico mesopotâmico / os problemas actuais
4. Os materiais construtivos
5. Os elementos arquitectónicos
6. As origens e o desenvolvimento do urbanismo
6.1. O caso de Mari
6.2. O caso da Babilónia
7. A arquitectura pública e privada
7.1. Os templos
7.2. Os palácios
7.3. As estruturas militares
7.4. Os espaços domésticos
8. A cerâmica e as suas tipologias
9. Os metais e as rotas comerciais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: