Arqueologia dos Contactos Comerciais - 1. semestre

Objectivos

• Desenvolver um raciocínio crítico (tipológico, estratigráfico e estatístico) sobre a presença de elementos de importação em diferentes sítios arqueológicos, à escala local, regional e supra-regional.
• Entender e processar o enquadramento histórico-arqueológico da complexificação de relações comerciais, na pequena, média e longa distância.
• Identificar aspectos fundamentais da cultura material, das estruturas produtivas e de difusão em diferentes ciclos históricos (curta, média e longa duração).

Caracterização geral

Código

722051397

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ARNAUD, P., 2005 – Les routes de la navigation antique. Itinéraires en Mediterranée. Paris : Éditions Errance.
DEAGAN, K. (2002) - Artifacts of the Spanish colonies of Florida and the Caribbean 1500-1800. Washington / Londres: Smithsonian. 2vols..
HORDEN, P.; PURCELL, N. (2000) – The corrupting sea. A study of Mediterranean History. Blackwell Publishing Ltd.
MANNING, J. G.; MORRIS, I., eds. (2007) - The Ancient Economy: evidence and models. Stanford: University.
McPHERSON, K. (1998) - The Indian Ocean. A History of the People and the Sea. Nova Deli: Oxford University Press.
REYNOLDS, P. (2010) – Hispania and the Roman Mediterranean. AD 100-700. Ceramics and trade. London: Duckworth.
ROSSELLÓ BORDOY, G., ed. (1997) - Transferències i comerç de ceràmica a l´Europa mediterrània: segles XIV-XVII. Palma: Institut d´Estudis Baleàrics.
TRACY, J. D. (1993) - The Rise of merchant empires: long distance trade in the Early Modern World 1350-1750. Cambridge: University Press.

Método de ensino

Exposições temáticas com recurso a projecções multimédia.
Ensino presencial

Método de avaliação

Trabalho escrito (15-20 páginas): 80%
Comentário de texto (apresentação em aula): 20%

Conteúdo

• Conceitos operativos para a análise comercial em Arqueologia: ferramentas estatísticas e geo-económicas; características do transporte terrestre, fluvial e marítimo na longa diacronia.
• Bronze Final, Idade do Ferro e Período Republicano: principais vectores de contacto do espaço actualmente português com o Atlântico e o Mediterrâneo.
• Alto Império: circulação comercial entre o Mediterrâneo ocidental e o Atlântico.
• A Antiguidade Tardia: circulação comercial entre o Mediterrâneo oriental e ocidental e o Atlântico.
• Épocas Medieval e Moderna: os novos paradigmas e as novas abrangências geográficas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: