Desenvolvimento Sustentável e Ecoturismo - 2. semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno demonstre no final do curso:
a) Conhecimento e compreensão crítica do conceito de Desenvolvimento Sustentável;
b) Capacidade para desenvolver investigação e reflexão crítica sobre as questões de desenvolvimento implicadas na noção de sustentabilidade;
c) Reflectir sobre indicadores de Desenvolvimento Sustentável;
d) Capacidade para analisar de uma forma crítica as políticas e os compromissos para a promoção de um desenvolvimento sustentável em diferentes escalas – do local ao global;
e) Capacidade de reflectir sobre as vertentes ambiental, sócio-económica e cultural do ecoturismo.
f) Competência para aplicar esses conhecimentos na elaboração, apresentação e discussão crítica do um trabalho de investigação.

Caracterização geral

Código

722071071

Créditos

10

Professor responsável

Iva Miranda Pires, Maria José Roxo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Frequência regular das aulas, desenvolvimento de leituras sobre a sociedade e as questões ambientais, participação activa nas sessões especiais com convidados.

Bibliografia

Atkinson, G; Dietz, S; Newmayer, E(ed.) (2007). Handbook of Sustainable Development. Cheltenham: Edward Elgar.
Honey, Martha, (2nd Ed.) 2008. Ecotourism and Sustainable Development: Who Owns Paradise? Island Press
Jcakson, T.(2009) Prosperity without Growth, the Transition to a Sustainable Economy. London: Sustainable Development Commission
Meadows, D; Meadows, D. (1972) Os Limites do Crescimento. Lisboa: Dom Quixote.
Newmayer, E (2003). Weak versus Strong Sustainability. Exploring the Limits of Two Opposing Paradigms.
Cheltenham: Edward Elgar. Ostrom, E. (2000). Collective action and the evolution of social norms. The Journal of Economic Perspectives, 14(3), 137-158.
Ostrom, E. (2009). Understanding institutional diversity. Princeton University Press.
Robinsom, T.(2006) Work, Leisure, and the Environment. The vicious circle of overwork and over consumption. Cheltenham: Edward Elgar Pub.
Strange, T & Bayley, A.(2008). Sustainable Development, Linking economy, society, environmen.OECD

Método de ensino

Aulas expositivas dos conceitos teóricos e aulas de discussão temática com apresentação de trabalhos por parte dos alunos sobre temas específicos acordados no decurso das aulas. Algumas sessões terão convidados, que podem ser académicos, membros de NGOs ou jornalistas, entre outros e espera-se dos alunos uma participação activa.

Método de avaliação

Trabalho escrito individual (70%); exposição oral e participação nas discussões nas aulas (30%).

Conteúdo

1. Enquadramento conceptual
1.1 Situação actual: recursos naturais e as necessidades humanas
1.2 Sociedade do consumo e os Limites do Planeta
2. Mudança de Paradigma: em direcção a um desenvolvimento sustentável?
2.1 . História do conceito de Desenvolvimento Sustentável
2.2 Perspectivas Críticas sobre o Desenvolvimento Sustentável
2.3. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
3. Políticas de promoção do desenvolvimento sustentável em diferentes escalas geográficas
4. Institutições e Práticas
4.1 Sobre o conceito de Governancia
4.2 Governancia e sociedade Civil
4.3 Parcerias para a Sustentabilidade
4.4 Percursos para a Sustentabilidade
5.Princípios orientadores do conceito de Ecoturismo
5.1. Motivações hábitos e vivências como orientadores do conceito de Ecoturista
5.2. As relações entre o Ecoturismo e os outros tipos de turismo
6. A participação e o envolvimento das comunidades como factor chave para o êxito do Ecoturismo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: