Atelier de Televisão - 1. semestre

Objectivos

a) Adquirir saberes e competências aplicados para desenvolver ideias próprias, na análise e problematização das práticas televisivas e/ou nos aspectos técnico e artístico da Produção e Realização Televisiva.
b) Desenvolver trabalho prático, analítico ou de projecto.

Caracterização geral

Código

722011031

Créditos

10

Professor responsável

Luís Filipe Silva Gouveia Monteiro

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BERNSTEIN, Steven. Film Production, Focal Press, London, 1997.
BALAN, Willians Cerozzi - Orgnização da Produção em Televisão.
KELLISON, Cathrine - Produção e Realização para TV e Vídeo (Uma abordagem prática)
CROCOMO, F. - TV Digital e Produção Interactiva
MISSIKA,Jean-Louis e WOLTON, Dominique - Televisão: das origens ao multimédia e à interactividade.

Método de ensino

Na primeira parte do seminário, temáticas de aplicação, há uma natureza reflexiva (30%), organizando-se os alunos em equipas, em função da matéria específica do seminário e do visionamento das respectivas produções. A segunda parte, essencialmente prática, consta da aplicação dos conceitos, do acompanhamento dos projectos, da sua gravação e edição (70%).

Método de avaliação

A avaliação consta das provas dadas pelos alunos: avaliação da sua participação e do desenvolvimento dos projectos e trabalho final.

Conteúdo

Este seminário estrutura-se de forma a abranger os conceitos e dispositivos do universo audiovisual, bem como as metodologias de trabalho prático, em particular no domínio do vídeo e da televisão.
Faz-se também a problematização das práticas televisivas, designadamente nos aspectos técnico e artístico da Produção e Realização Televisiva, dando especial enfoque à gramática audiovisual, à especificidade do vídeo, ao argumento e planificação, às estruturas de produção, plano de trabalho e “dépouillement”, tendo fundamentalmente em presença a aquisição de competências aplicadas para desenvolver o trabalho de projecto no seminário.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: