Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Comunicação Estratégica

Objetivos educativos

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo relativos à Comunicação Estratégica;
2) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das estratégias comunicativas tanto empresariais como políticas, tanto a nível mais global como a nível sectorial;
3) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das metodologias que servem as estratégicas comunicativas tanto do ponto de vista do seu planeamento (objetivos, meios e fases) como do ponto de vista da sua análise (pontos fortes, fracos, indicadores de sucesso, ameaças, oportunidades, etc);
4) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara.

Caracterização geral

Código DGES

4205

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Coordenador

A disponibilizar brevemente

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

20

Propinas

Horários

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Ciências da Comunicação

Condições de acesso

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Regras de avaliação

Regulamento de Avaliação disponível na intranet. Sistema de classificação: os estudantes da FCSH/NOVA são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. Exame de Recurso: Tem acesso ao exame ou avaliação de recurso qualquer estudante de 1° ou de 2° ciclos que tenha obtido a nota mínima de oito valores por arredondamento na nota final da unidade curricular. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptados às suas necessidades.

Estrutura

Opção Condicionada 1
Código Nome ECTS
Opções
722011032 Campanhas Políticas e Governação 10
722011036 Comunicação Empresarial - 1. semestre 10
722011037 Comunicação Estratégica e Políticas Públicas 10
722011038 Comunicação, Media e Estudos Organizacionais - 1. semestre 10
722011050 Estratégias Argumentativas - 2. semestre 10
722011051 Estratégias da Comunicação Política 10
722011054 Gestão de Imagem - 2. semestre 10
722011058 Justiça e Comunicação nas Sociedades Contemporâneas 10
722011100 Marketing Especializado - 1. semestre 10
722011070 Os Mercados e o Comportamento do Consumidor - 2. semestre 10
722011079 Retórica Jurídica, Racionalidade e Estratégias 10
Os alunos fazem, no mínimo, 40 créditos no conjunto destas unidades curriculares. Os alunos fazem ainda, no máximo, 20 créditos em regime de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome ECTS
Opções
722011042 Dissertação em Comunicação Estratégica 33
722011128 Estágio com Relatório em Comunicação Estratégica 33
722011085 Trabalho de Projecto em Comunicação Estratégica 33
Para a realização da componente não lectiva conducente ao grau de mestre, o aluno deve optar por uma das modalidades oferecidas.