Elites Políticas - 2. semestre

Objetivos

Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado e uma avaliação crítica dos principais desenvolvimentos teóricos e metodológicos no estudo das elites políticas, bem como dos resultados das pesquisas empíricas mais relevantes.

Caracterização geral

Código

722071029

Créditos

10

Professor responsável

Pedro Tavares de Almeida

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

1) Almeida, P. Tavares de, A. Costa Pinto & N. Bermeo, dir. (2012), QUEM GOVERNA A EUROPA DO SUL, 2ª ed., Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. [English version: WHO GOVERNS SOUTHERN EUROPE?, 2nd ed., London & New York, Routledge, 2012].
2) Conti, N., M. Cotta & P. Tavares de Almeida (2012), eds., PERSPECTIVES OF NATIONAL ELITES ON EUROPEAN CITIZENSHIP, London & New York, Routledge.
3) Cotta, Maurizio & Heinrich BEST, eds. (2007), DEMOCRATIC REPRESENTATION IN EUROPE, Oxford, Oxford University Press.
4) Higley, John (2010), ELITES E DEMOCRACIA, Lisboa, Livros Horizonte, Colecção ‘Estudos Políticos’.
5) Putnam, Robert (1976), THE COMPARATIVE STUDY OF POLITICAL ELITES, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall Inc.

Método de ensino

Aulas de exposição pelo professor e debates sobre temas específicos com base em textos pré-seleccionados apresentados nas aulas pelos estudantes.

Método de avaliação

A avaliação consiste num ensaio individual (c. 12 pág.), que pode ser tanto um trabalho de revisão crítica da bibliografia, como uma pesquisa original baseada em fontes primárias. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nas últimas sessões da unidade curricular. A assiduidade dos estudantes e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas serão um elemento de ponderação nas notas finais.

Conteúdo

Partindo de uma reflexão sobre a importância da acção das elites políticas – na construção das instituições, na formação de coligações de poder, na produção de símbolos e na tomada de decisões vitais - , segue-se quer uma reavaliação crítica dos pressupostos teóricos essenciais no estudo das elites, quer uma especificação dos principais instrumentos conceptuais e métodos usados nos trabalhos de pesquisa empírica. Traçado o enquadramento teórico-metodológico de base, os estudantes estão mais aptos a compreenderem os fundamentos essenciais e o alcance das investigações contemporâneas sobre as elites políticas, nomeadamente as que incidem sobre as mudanças no perfil e padrões de selecção das elites políticas, bem como sobre os seus valores e atitudes.

Principais temas: O papel das elites políticas nas sociedades modernas. A teoria das elites: as perspectivas elitista e pluralista. Mudança social e transformação das elites. O estudo empírico das elites: temas, métodos (quantitativos e qualitativos) de investigação e principais conclusões. Padrões de recrutamento e atitudes das elites políticas europeias: uma perspectiva comparada