Metodologias de Investigação - 1. semestre

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram e aprofundem:
a). Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação conducente à dissertação de mestrado.
b). Conhecimento e compreensão das principais opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências Sociais, e capacidade para as combinar em função dos objectivos da investigação.
c). Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.

Caracterização geral

Código

722071094

Créditos

10

Professor responsável

Ana Santos Pinto

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

ECO, Umberto, – Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença, 1991.
KING, Gary, Robert O. KEHOANE, e Sidney VERBA – Designing Social Inquiry. Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton: Princeton University Press, 1994.
QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van - Manual de Investigação em Ciências Sociais. 5ª Edição. Lisboa: Gradiva, 2008.
RAGIN, Charles S. – The Comparative Method Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. California: University of California Press, 1987.
SOMEKH, Bridget e Cathy LEWIN – Research Methods in the Social Sciences. London: Sage Publications, 2005.

Método de ensino

Método teórico-prático. Aulas expositivas relativas aos tópicos fundamentais do Programa; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através da realização de exercícios.

Método de avaliação

Elaboração de um plano de investigação com extensão máxima de 20.000 caracteres (excluindo anexos e notas).
Obrigatoriedade de presença em 2/3 das sessões presenciais; salvaguardando excepções consagradas nos regulamentos.

Conteúdo

I. Definições fundamentais sobre o processo de investigação
• As funções da teoria, das definições operacionais e da investigação empírica.
• Os objectivos do planeamento da investigação.
II. Fases típicas do planeamento da investigação
• Plano de investigação de \"primeiro nível\".
• Plano de investigação de \"segundo nível\".
• Plano de investigação de \"terceiro nível\".
III. Estado da Arte nas diversas áreas científicas
IV. Tipologias de trabalhos científicos
• Modelos de redacção e apresentação dos trabalhos científicos.
V. Metodologias de recolha e gestão de informações
• Análise quantitativa e qualitativa