O Médio Oriente Antigo: Sociedades e Culturas - 1. semestre

Objetivos

a) Ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo e de produzir, a partir da sua reflexão, uma análise pessoal sobre temáticas ligadas à História do Médio Oriente antigo.
b) Conhecer a bibliografia especializada e demonstrar uma visão crítica sobre a mesma.
c) Compreender a especificidade e a diversidade cultural do Médio Oriente antigo, nos planos diacrónico e sincrónico, de forma a ser capaz de produzir tanto visões globais como parcelares.
d) Compreender a importância do Médio Oriente antigo como origem e matriz de alguns dos aspectos estruturantes da civilização ocidental.
e) Ser capaz de interpretar, comentar, integrar e analisar as fontes históricas, conduzindo a uma abordagem original e pessoal sobre as mesmas.
f) Adquirir competências que habilitem a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a História do Médio Oriente Antigo.

Caracterização geral

Código

722051260

Créditos

10

Professor responsável

Francisco Caramelo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

- CARAMELO, Francisco, A linguagem profética na Mesopotâmia (Mari e Assíria), Cascais, Patrimonia, 2002.
- POLLOCK, Susan, Ancient Mesopotamia, Cambridge, Cambridge University Press, 1999.
- LÓPEZ, Jesús e SANMARTÍN, Joaquín, Mitología y Religión del Oriente Antiguo I Egipto - Mesopotamia, Sabadell, Editorial Ausa, 1993.
- POSTGATE, J.N., Early Mesopotamia. Society and economy at the dawn of history, London - New York, Routledge, 1992.
- MARGUERON, Jean-Claude, Les Mesopotamiens, Paris, Armand Colin, 1991.

Método de ensino

Sessões de índole teórica.
Sessões de carácter prático:
Exercício de comentário de documentos.
Apresentação e discussão de trabalhos.
Actividades orientadas pelo docente – assistência a conferências.

Método de avaliação

- Um trabalho escrito: 60%;
- Apresentação oral do trabalho escrito: 20%;
- Comentário crítico de um livro em aula: 20%;
- assiduidade: 75% de presenças obrigatórias.

Conteúdo

- A construção de uma hegemonia política e militar
O caso da Babilónia no séc. XVIII a.C.
O caso da Assíria no séc. VII a.C.
- O conceito e a percepção da alteridade na relação com os outros estados
A visão do «outro» nas relações políticas e diplomáticas
A legitimação do domínio sobre o «outro»
As alianças e os tratados com os os outros estados
A visão do «outro» na literatura profética
- A ideologia real: uma concepção do poder e um ideal de ordem
Os antecedentes sumérios
O período de Hammurabi
O período neo-assírio
Reflexos na literatura profética