Categorias Mentais: Práticas e Representações a Idade Média - 2. semestre

Objetivos

a) Ensinar o uso dos recursos on-line dos centros de investigação/ editoras especializadas/ congressos e encontros, de modo a caracterizar a investigação em curso.
b) Apresentar e caracterizar a historiografia sobre o tema.
c) Apresentar as fontes portuguesas disponíveis e fazer breves introduções ao tratamento das mais comuns.
d) Trabalhar o tema das «práticas e representações religiosas dos leigos medievais» em torno de algumas temáticas a ele centrais: literacia religiosa; práticas religiosas domésticas; leigos e liturgia; a santidade leiga; formas de “viver a morte”; vivências leigas das formas de vida religiosa organizadas; leigos e reforma eclesiástica; religião e distinção social.
e) Ensinar a expor os resultados da investigação de forma cientificamente correcta e clara, em termos de expressão oral e escrita.

Caracterização geral

Código

722051092

Créditos

10

Professor responsável

Maria Alessandra Billota, Miguel Metelo de Seixas

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

- ROSA, Maria de Lurdes, [artigos in] História Religiosa de Portugal, dir. Carlos Moreira Azevedo, vol. I, coord. Ana Maria Jorge, Ana Maria Rodrigues, Círculo de Leitores, 2000
- LOBRICHON, G., La réligion des laïcs en Occident (XIe-XVe. siècles), Paris, Hachette, 1994
- DUFFY, Eamon, The stripping of the altars. Traditional religion in England, 1400-1580, New Haven e Londres, Yale U. P., 1992
- CHIFFOLEAU, Jacques, “La religion flamboyante”, in Histoire de la France religieuse, dir Jq. Le Goff, René Rémond, vol. 2, “Du Christianisme flamboyant à l’aube des Lumières”, pp. 11-183, Paris, Seuil, 1988
- VAUCHEZ, André, Les laïcs au Moyen-Âge. Pratiques et expériences religieuses, Paris, Cerf, 1987.

Método de ensino

- 40% de aulas teóricas (exposição oral da matéria).
- 60% de aulas práticas: leitura colectiva de textos e de fontes, com debate sobre os mesmos/as; apresentações orais dos alunos, com comentário.

Método de avaliação

Dois trabalhos individuais apresentando textos historiográficos relativos ao ponto 1 e 2 do Programa (5-10 pp.) (15% cada); trabalho individual analisando uma fonte histórica relacionada com os temas estudados (55%). Apresentação oral dos três trabalhos (5% cada).

Conteúdo

1. Definição de conceitos e história da sua constituição historiográfica: «categorias mentais», «práticas e representações», «história cultural e das mentalidades», «religiosidade e devoção na Idade Média», «leigos na Idade Média».
2. Apresentação da historiografia sobre a «religiosidade dos leigos» na Idade Média (literacia religiosa; práticas religiosas domésticas; leigos e liturgia; a santidade leiga; formas de “viver a morte”; vivências leigas das formas de vida religiosa organizadas; leigos e reforma eclesiástica; religião e distinção social)
3. Apresentação e debate de textos teóricos sobre as temáticas e conteúdos descritos em 1. e 2.
4. Análise colectiva de fontes relacionadas com as temáticas conteúdos descritos em 1. e 2.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: