Igreja e Realeza na Idade Média
Objetivos
Objectivos
a) Com base num estudo de caso, analisar uma instância particularmente relevante de relações de Poder entre a Igreja e a Realeza na Idade Média Portuguesa.
c) Compreender a problemática subjacente às relações entre Realeza e Igreja.
d) Caracterizar os papéis respectivos da Realeza e da Igreja (nacional, universal) face a este problema.
e) Elaborar um trabalho prático individual ou de grupo, conforme a dinâmica e a dimensão do grupo de mestrandos.
Competências a desenvolver:
a.Capacidade de elaboração de um estudo de caso.
b.Capacidade de análise, interpretação e síntese de dados, questões e problemáticas referentes aos temas da unidade curricular: relacionamento destes com a documentação produzida na época.
c.Domínio dos métodos de pesquisa de dados e bibliografia, tradicionais e online;
d.Capacidade de exercer juízo crítico sobre bibliografia secundária e documentos publicados;
e.Capacidade de produção de trabalho de investigação autónomo e independente.
Caracterização geral
Código
722051248
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ALMEIDA, Fortunato de, História da Igreja em Portugal, vol. I, Porto, 1967.
Dicionário de História da Igreja em Portugal, dir. A. A. Banha de Andrade, 3 vols., Lisboa, 1980-1984.
CANNING, J., \"Ideas of the state in thirteenth and fourteenth century commentators on the Roman Law\", Transactions of the Royal Historical Society, 5ª série, 33 (1983), 1-27.
COLEMAN, Janet, Political Thought from the Middle Ages to the Renaissance, Oxford, Blackwell, 2000
Diccionário de História Religiosa de Portugal, (dir. AZEVEDO, Carlos), Lisboa, Círculo de Leitores, 2000
WATT, J. A., \"Spiritual and temporal powers\", in Cambridge History of Medieval Political Thought c. 350-c. 1450, ed. J. Burns, Cambridge, New York, Melbourne, Sidney, 1991, pp. 367-423.
---, \"The theory of Papal monarchy in the thirteenth century\", Traditio 20 (1964), 180-317
Método de ensino
O seminário será leccionado nos moldes de um seminário de investigação. As sessões conjuntas serão planeadas com antecipação e será levado a cabo em sessões de seminário colectivo onde o trabalho será colocado em comum e debatido em conjunto. Este seminário exigirá da parte dos estudantes um compromisso grande com a investigação e com o trabalho colaborativo, em grupo e autónomo.
Poderá haver sessões de tutoria personalizada, se necessário, que serão combinadas de forma totalmente livre.
Método de avaliação
A avaliação final para este seminário será feita com base na participação activa dos estudantes ao longo das sessões presenciais (30%), nas exposições orais, na completação de tarefas que entretanto forem pedidas de sessão para sessão (40%) e num trabalho final, apresentado e debatido em aula (30%).
A não participação em mais de 20% das sessões colectivas implicará uma desvalorização de 20% na nota final.
Conteúdo
PARTE 1.- Teoria: A questão e seu enquadramento teórico na Idade Média
1. As Relações entre A Realeza e a Igreja no Ocidente Medieval dos séculos XII a XIV: ponto de situação e problemas
2. Teoria dos dois poderes: canonistas e civilistas
3. A Relação entre a Igreja e A Realeza em Portugal, durante a primeira dinastia: questões, problemas e vazios Historiográficos.
PARTE 2 Prática: estudo de caso (variável de ano para ano)
1. Busca Bibliográfica e apresentação de resultados
2. Busca e levantamento documental
3. Sistematização da documentação e elenco de questões em torno do tema escolhido nesse ano
4. Tratamento de dados. Apresentação de resultados e debate sobre o caminho a tomar
5. Debate sobre resultados parciais e definição de plano de trabalho colectivo
6. Trabalho individual de escrita
7. Trabalho de homogeneização dos trabalhos e construção de texto em grupo
8. Apresentação e debate dos trabalhos.
9. Auto-avaliação e críticas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: