A Historiografia sobre a Idade Média

Objetivos

a) Caracterizar a evolução global da tradição disciplinar.
b) Identificar as escolas teóricas por temas/ épocas/ escolas.
c) Ensinar o uso dos recursos on-line dos centros de investigação/ editoras especializadas/ congressos e encontros, de modo a caracterizar a investigação em curso.
d) Ensinar a definir um plano de estudos em área/ tema / conceito da historiografia sobre a Idade Média, com «estado da arte» e discussão de abordagens futuras.
e) Ensinar a expor os resultados da investigação de forma cientificamente correcta e clara, em termos de expressão oral e escrita

Caracterização geral

Código

722051263

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

AURELL, Jaume - La escritura de la memoria. De los positivismos a los postmodernismos. Valencia: Publicacions Universitat de Valencia, 2005
-CLASSEN, A. (ed.) - Handbook of Medieval Studies: Terms Methods Trends. Berlim/ Nova Iorque: De Gruyter, 2010 (3 vols.)
- ARNOLD, John H. - What Is Medieval History? Londres: Polity Press, 2007.
- BULL, Marcus - Thinking Medieval: An Introduction to the Study of the Middle Ages. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2005
-CLASSEN, A. (ed.) - Handbook of Medieval Studies: Terms Methods Trends. Berlim/ Nova Iorque: De Gruyter, 2010 (3 vols.)

Método de ensino

- Aulas teóricas (50%) e aulas práticas com avaliação presencial contínua (50%).
Ensino presencial

Método de avaliação

Um ensaio escrito individual (15 - 20 pp. ) sobre uma das problemática teóricas actuais da Historiografia medievalística, e sua apresentação em aula (respectivamente, 85%- 15%)


Conteúdo

1. Viragem historiográfica e historiografia crítica

2. A investigação em História medieval (c. 1970-c.2010): panorama geral

3. Temas e problemas actuais do pensamento historiográfico sobre a Idade Média

3.1. A interrogação da “grande narrativa”: pré-modernidade, não-modernidade, modernidade. A questão das periodizações
3.2. «Descolonizar a Idade Média». A aplicação dos estudos pós-coloniais ao estudo da I. Média. A «global history», a “Idade Média fora da Europa”
3.3. A História antropológica da Idade Média
3.4. A interrogação da fonte e do arquivo
3.5. As “fontes literárias” - em torno da análise dos textos, do «linguistic turn» aos “Medieval cultural studies”
3.6. O “medievalismo”: interrogações dos «usos da Idade Média»

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: