A Historiografia sobre a Idade Média
Objetivos
a) Caracterizar a evolução global da tradição disciplinar.
b) Identificar as escolas teóricas por temas/ épocas/ escolas.
c) Ensinar o uso dos recursos on-line dos centros de investigação/ editoras especializadas/ congressos e encontros, de modo a caracterizar a investigação em curso.
d) Ensinar a definir um plano de estudos em área/ tema / conceito da historiografia sobre a Idade Média, com «estado da arte» e discussão de abordagens futuras.
e) Ensinar a expor os resultados da investigação de forma cientificamente correcta e clara, em termos de expressão oral e escrita
Caracterização geral
Código
722051263
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
AURELL, Jaume - La escritura de la memoria. De los positivismos a los postmodernismos. Valencia: Publicacions Universitat de Valencia, 2005
-CLASSEN, A. (ed.) - Handbook of Medieval Studies: Terms Methods Trends. Berlim/ Nova Iorque: De Gruyter, 2010 (3 vols.)
- ARNOLD, John H. - What Is Medieval History? Londres: Polity Press, 2007.
- BULL, Marcus - Thinking Medieval: An Introduction to the Study of the Middle Ages. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2005
-CLASSEN, A. (ed.) - Handbook of Medieval Studies: Terms Methods Trends. Berlim/ Nova Iorque: De Gruyter, 2010 (3 vols.)
Método de ensino
- Aulas teóricas (50%) e aulas práticas com avaliação presencial contínua (50%).
Ensino presencial
Método de avaliação
Um ensaio escrito individual (15 - 20 pp. ) sobre uma das problemática teóricas actuais da Historiografia medievalística, e sua apresentação em aula (respectivamente, 85%- 15%)
Conteúdo
1. Viragem historiográfica e historiografia crítica
2. A investigação em História medieval (c. 1970-c.2010): panorama geral
3. Temas e problemas actuais do pensamento historiográfico sobre a Idade Média
3.1. A interrogação da grande narrativa: pré-modernidade, não-modernidade, modernidade. A questão das periodizações
3.2. «Descolonizar a Idade Média». A aplicação dos estudos pós-coloniais ao estudo da I. Média. A «global history», a Idade Média fora da Europa
3.3. A História antropológica da Idade Média
3.4. A interrogação da fonte e do arquivo
3.5. As fontes literárias - em torno da análise dos textos, do «linguistic turn» aos Medieval cultural studies
3.6. O medievalismo: interrogações dos «usos da Idade Média»
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: