Descobrimentos e Globalização - 2. semestre
Objetivos
a) Compreender a importância da Expansão Portuguesa no processo geral da descompartimentação das sociedades humanas, implementado a partir do século XV.
b) Capacidade de analisar e relacionar os diversos impactos da Expansão Portuguesa sentidos em várias dimensões espácio-temporais, sociais e artístico-culturais.
c) Conhecer a bibliografia especializada sobre a temática e ser capaz de procurar, identificar e analisar fontes adequadas.
d) Desenvolver a capacidade de exposição oral e escrita dos resultados da investigação, fazendo-o numa perspectiva crítica e original.
e) Adquirir conhecimentos que possibilitem ao aluno um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a Expansão Portuguesa no contexto da História cultural global.
Caracterização geral
Código
722051097
Créditos
10
Professor responsável
João Paulo Oliveira e Costa
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
AAVV, Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII, s.l., Museu Nacional de Arte Antiga, 2009.
COSTA, João Paulo Oliveira e & Teresa Lacerda, A Interculturalidade na Expansão Portuguesa (Séculos XV-XVIII), Lisboa, Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2007.
FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe, «A Expansão Portuguesa num Contexto Global», in A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800, dir. Francisco Bethencourt e Diogo Ramada Curto, Lisboa, Edições 70, 2010, pp. 491-524.
GRUZINSKI, Serge, Les Quatre Parties du Monde. Histoire dune Mondialisation, Paris, Seuil, 2006 (1ª ed. : Éditions de la Martiniére, 2004).
JALAGIN, Seija, TAVERA, Susanna & DILLEY, Andrew (eds.), World and Global History. Research and Teaching, s.l., Cliohworld, 2011, pp. 25-45.
Método de ensino
Aulas de índole teórica.
Aulas práticas:
-exercício de comentário de testemunhos documentais, da cultura material e artística
-apresentação e discussão de trabalhos de grupo
Actividades orientadas pelo docente assistência a conferências
Método de avaliação
Ensaio escrito (60%)
Relatório de conferência (20%)
Assiduidade e participação nas aulas práticas (20%)
Conteúdo
1.Introdução: fontes, metodologias e conceitos
2.Uma nova percepção do mundo
3.Um comércio à escala mundial
4.Uma nova geoestratégia
5.A mundialização do Cristianismo
6.Novas realidades sócio-culturais
7.As artes e a globalização
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: