Grupos e Hierarquias Sociais na Época Moderna - 1. semestre

Objetivos

a) Dominar (conhecer e saber operar com) os principais conceitos de análise das estruturas e processos de estratificação social em sociedades da época moderna;
b) Conhecer as principais teorias da estrutura e estratificação social no que diz respeito à compreensão das estruturas e processos de estratificação social em sociedades da época moderna;
c) Compreender os principais sistemas de classificação social na época moderna e os seus processos de construção e mudança e as suas diferenças (e linhas de continuidade) relativamente aos das sociedades contemporâneas;
d) Conhecer os principais grupos das sociedades da época moderna e seus processos de formação e transformação;
e) Desenvolver a reflexão sobre a importância e as limitações da teoria na compreensão e explicação de processos históricos;
f) Desenvolver competências analíticas e de compreensão de sistemas complexos;
g) Desenvolver o raciocínio lógico e uma perspectiva crítica;
h) Desenvolver a capacidade e disciplina de exposição oral e escrita;
i) Desenvolver a capacidade para o trabalho colaborativo.

Caracterização geral

Código

722051123

Créditos

10

Professor responsável

Jorge Miguel Pedreira

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

BENDIX (Reinhard). e LIPSET (Seymour Martin)., Class, Status and Power, a Reader in Social Stratification, Free Press, Glencoe, 1953.
BOURDIEU (Pierre), «Espaço social e génese das classes», in O Poder Simbólico, Difel, Lisboa, 1989, pp.133-160
COBBAN (Alfred), “The vocabulary of social history”, Political Science Quarterly, vol. LXXI (1), 1956
CORFIELD, Penelope J., Language, History and Class, Basil Blackwell, Oxford, 1983
MOUSNIER (Roland), As Hierarquias Sociais, de 1450 aos Nossos Dias, Europa-América, Mem Martins, 1974
NEALE (R.S)., History and Class. Essential Readings in Theory and Interpretation, Basil Blackwell, Oxford, 1983
Orders and Hierarchies in Late Medieval and Renaissance Europe, ed. Jeffrey DENTON, Londres, MacMillan, 1999
Social Orders and Social Classes in Europe since 1500: Studies in social stratification, ed. M.L. BUSH, Longman, Londres, 1992
WHARMANN (Dror), Imagining the Middle Class Political Representation of Class in Britain, c. 1780-1840, Cambridge: Cambridge University Press, 1995

Método de ensino

A metodologia usa aulas teóricas e teórico-práticas. Na primeira parte baseia-se na exposição pelo docente, apoiada em bibliografia antecipadamente indicada aos alunos, dos principais conceitos e teorias, procurando promover a reflexão crítica dos alunos, através do levantamento de questões e suscitando a sua participação em discussões orientadas.
Nas aulas teórico-práticas, que se referem principalmente às partes dos conteúdos programáticos relativas ao vocabulário social e aos grupos sociais, os estudantes são chamados a animar as sessões a partir da apresentação de textos e documentos, que devem dar lugar a discussões alargadas ao conjunto da turma.

Método de avaliação

A avaliação consta de quatro factores: a) participação nos debates gerais da turma (20 %); b) animação de uma sessão de discussão (25 %); c) participação num trabalho colectivo (glossário; colecção de documentos) (15 %) ; d) um ensaio de síntese crítica (40 %)

Conteúdo

As coordenadas: as sociedades europeias (séculos XV-XVIII)
Teoria e conceitos. Sistemas de classificações sociais e hierarquias. Poder e Dominação. Diferenciação e critérios de classificação. Mobilidade e estrutura social. Espaço social e génese das classes. A estrutura social como estrutura de posições relativas. Os grupos sociais e a sua formação. O encerramento dos grupos sociais. Classes sociais e grupos de status.
Vocabulário social e linguagem das ordens. Ordens e estados. O mito das três ordens. Os efeitos da linguagem. Efeitos sociais e representação política.
Estruturas e hierarquias da antiga sociedade. A ordem dos privilégios (estatutos particulares). Corpos sociais. Fundamentos da hierarquia.
A nobreza e as nobrezas. Classe ou ordem militar ou senhorial. A nobreza e a corte. Nobrezas de sangue e de serviço. Graus de nobreza. A produção e reprodução da nobreza.
Camponeses. Condições e estatutos camponeses. Os direitos sobre a terra. As comunidades.
Os grupos urbanos. Comércio, artesanato, administração. A plebe urbana.
Burguesia e burguesias. O conceito e os grupos sociais. Variedades e composição da burguesia. Burguesia e mobilidade social.
A mudança dos sistemas de classificação social. Novos sistemas. A sociedade britânica no século XVIII. Gentlemen e gentility. A emergência da linguagem das classes. A emergência das classes médias. A mudança social e os seus limites.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: