Produção e Circulação de Bens na Época Moderna

Objetivos

a) Dominar (conhecer e saber operar com) os principais conceitos de análise do funcionamento das economias da época moderna;
b) Conhecer as principais teorias sobre o desenvolvimento económico na época moderna;
c) Conhecer as estruturas e a dinâmica (continuidade e mudança) da economia na época moderna;
d) Conhecer o funcionamento dos sistemas produtivos e os mercados na época moderna, as suas características próprias;
e) Conhecer os primórdios do processo de globalização e da superioridade económica do Ocidente;
f) Desenvolver a reflexão sobre a importância e as limitações da teoria na compreensão e explicação de processos históricos;
g) Desenvolver competências analíticas e de compreensão de sistemas complexos;
h) Desenvolver o raciocínio lógico e uma perspectiva crítica;
i) Desenvolver a capacidade e disciplina de exposição oral e escrita;
j) Desenvolver a capacidade para o trabalho colaborativo.

Caracterização geral

Código

722051162

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

BRAUDEL (Fernand), Civilisation matérielle, économie et capitalisme, XV-XVIII siècles, vol.II, Les jeux de l’échange e vol.III
Le temps du monde, Paris: Armand Colin, 1980
CIPOLLA (Carlo M.), Before the Industrial Revolution. European Society and Economy 1000-1700, 3.ª ed.,: Londres:
Routledge, 1993
DE VRIES (Jan), The Economy of Europe in an Age of Crisis 1600-1750, Cambridge: Cambridge University Press, 1976 (trad.
portuguesa, A Economia da Europa numa Época de Crise (1600-1750), Lisboa: Publicações D. Quixote, 1991
DUPLESSIS (Robert S.), Transitions to Capitalism in Early Modern Europe, Cambridge: Cambridge University Press, 1997
EPSTEIN (Steven A.), An Economic and Social History of Later Medieval Europe, 1000-1500, Cambridge: Cambridge
University Press, 2009
Handbook of European History 1400-1600. Late Middle Ages, Renaissance and Reformation (ed. Thomas A. BRADY, Heiko
A. OBERMAN, James D. TRACY), Leiden, New Tork, Colónia: E.J. Brill, 1994

Método de ensino

A metodologia usa aulas teórico-práticas. Para além da exposição pelo docente, apoiada em bibliografia antecipadamente indicada aos alunos, dos principais linhas de organização do conhecimento, procura-se promover a reflexão crítica dos alunos, através do levantamento de questões e suscitando a sua participação em discussões orientadas. São usados instrumentos como mapas, gráficos, tabelas e documentos que permitam uma análise mais interactiva e interventiva por parte dos estudantes.
Em algumas aulas teórico-práticas (consoante o número de alunos inscritos), os estudantes são eles próprios chamados a animar as sessões a partir da apresentação de textos e documentos, que devem dar lugar a discussões alargadas ao conjunto da turma.

Método de avaliação

A avaliação consta de quatro factores: a) participação nos debates gerais da turma (20 %); b) animação de uma sessão de discussão (25 %); c) participação num trabalho colectivo (glossário; colecção de documentos) (15 %) ; d) um ensaio de síntese crítica (40 %).

Conteúdo

INTRODUÇÃO: geografia e cronologia.

I PARTE – AS ESTRUTURAS
1. Um mundo rural. A terra e a agricultura.
2. A população.
3. As cidades e a indústria.
4. Os mercados e a circulação. Consumo, comércio e finanças.

II PARTE – AS DINÂMICAS
5. A expansão do Ocidente e a construção de uma economia à escala mundial.
6. Ciclos de crescimento e de crise.
7. As mudanças na agricultura.
8. Da proto-industrialização à Revolução Industrial.
9. A revolução financeira e a revolução do comércio e do consumo.

CONCLUSÃO –rumo a uma nova economia?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: