Sistemas dos Saberes na Época Moderna - 1. semestre

Objetivos

a) Ser capaz de aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para o estudo da História Cultural e das Mentalidades da Época Moderna;
b) Ter capacidade para elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível, para públicos diversificados, os resultados de uma investigação acerca da História Cultural e das Mentalidades da Época Moderna;
c) Desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação sobre a História Cultural e das Mentalidades da Época Moderna;
d) Adquirir as competências necessárias para uma formação avançada na área da História Cultural e das Mentalidades da Época Moderna, permitindo o desenvolvimento de um programa doutoral.

Caracterização geral

Código

722051168

Créditos

10

Professor responsável

Ana Isabel Buescu

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Curso de História de 1º Ciclo

Bibliografia

ALVES, Ana Maria – As entradas régias portuguesas. Uma visão de conjunto, Lisboa, Livros Horizonte, s/d;
BUESCU, Ana Isabel – Na corte dos reis de Portugal. Saberes, ritos e memórias. Estudos sobre o século XVI, 2ª edição, Lisboa, Colibri, 2011;
BURKE, Peter – “O Cortesão”, in O Homem Renascentista, dir. Eugenio Garin, Lisboa, Presença, 1989;
ELIAS, Norbert, O processo civilizacional, 2 vols., Lisboa, D. Quixote, 1989-1990;
STRONG, Roy, Art and power. Renaissance Festivals 1450-1650; Woodbridge, The Boydell Press, 1986.

Método de ensino

Exposição e explicação das matérias pelo professor. Definição de campos de estudos e metodologias de trabalho. Distribuição de textos historiográficos para preparação e intervenção oral nas sessões. Acompanhamento dos alunos na selecção de uma fonte escrita retirar para elaboração de trabalho a apresentar oralmente e a entregar por escrito ao professor no final do semestre.

Método de avaliação

Desempenho oral nas intervenções preparadas e não preparadas e na apresentação dos textos bibliográficos e do trabalho final na aula. Ensaio de c. 15-20 páginas sobre fonte escrita/tema seleccionada/o e com apoio bibliográfico, a entregar no final do seminário. A nota final resulta da média aritmética do trabalho escrito final e do conjunto das intervenções, numa proporção de 70% e 30%, respectivamente. A assiduidade deve ser de um mínimo de dois terços das sessões, de acordo com o cap. II, artº 5, nº 2 do Regulamento.

Conteúdo

A Corte em Portugal na Época Moderna. Discursos, práticas, figuras e representações
O Seminário “Sistemas dos Saberes na Época Moderna” tem como objectivo programático o estudo da corte em Portugal na Época Moderna, em vários dos seus aspectos e significados. Desde a época medieval que o processo de afirmação da corte está em curso, mas será na Época Moderna que a corte se tornará, por excelência, um lugar de poder, com todas as implicações que essa noção pode comportar, bem como a emergência de um novo tipo social: o cortesão, cujo primeiro modelo foi o celebrado livro de Baldassar Castiglione, Il Libro del Cortegiano, publicado em 1528
Partindo de uma reflexão teórica sobre a corte, a cargo do docente, o objectivo do Seminário será o de, com base em fontes e estudos diferenciados, levar os alunos a familiarizar-se com a análise de documentos e fontes da época em estudo, em múltiplas vertentes e pontos de vista relacionados com o mundo da corte, em torno de três eixos principais: discursos & representações, quotidianos e práticas, figuras e protagonistas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: