História Politica do Liberalismo em Portugal - 2. semestre

Objetivos

a) Conhecer as metodologias empregues no estudo da História Política. b) Identificar as mais importantes correntes políticas da época liberal. c) Conhecer o funcionamento do sistema político do período liberal monárquico. d) Conhecer os principais debates historiográficos, historiadores e as obras que escreveram sobre os temas desenvolvidos no programa. e) Conhecer as principais fontes bibliográficas disponíveis para o estudo das matérias tratadas. f) Desenvolver capacidades para levar a cabo um trabalho de investigação original. g) Desenvolver competências ao nível da reflexão crítica sobre os conhecimentos transmitidos. h) Desenvolver capacidade para expor, oralmente e por escrito, os resultados obtidos na aprendizagem.

Caracterização geral

Código

722051284

Créditos

10

Professor responsável

Paulo Jorge Fernandes

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

ALMEIDA, Pedro Tavares de, Eleições e Caciquismo no Portugal Oitocentista (1868-1890), Lisboa, Dífel, 1991.
BONIFÁCIO, Maria de Fátima, Apologia da História Política. Estudos sobre o Século XIX Português, Lisboa, Quetzal Editores, 1999.
FERNANDES, Paulo Jorge, Mariano Cirilo de Carvalho: o «Poder Oculto» do Liberalismo Progressista (1876-1892), Lisboa, Assembleia da República e Texto Editora, 2010.
HESPANHA, António Manuel, Guiando a Mão Invisível: Direitos, Estado e Lei no Liberalismo Monárquico Português, Coimbra, Almedina, 2004.
SARDICA, José Miguel, A Regeneração sob o Signo do Consenso. A Política e os Partidos entre 1851 e 1861, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2001.

Método de ensino

Aulas teóricas de exposição dos vários tópicos do programa complementadas por aulas práticas dedicadas a
apresentações orais e a debates

Método de avaliação

Cada aluno deverá realizar um trabalho escrito individual (55.000 a 60.000 caracteres incluindo espaços e notas de rodapé), baseado em bibliografia e fontes.Este trabalho deverá ser objecto de uma apresentação em aula a acordar com o professor (15m.); o aluno será convidado a assistir regularmente ao seminário
REVISITAR O SÉCULO XIX (mínimo de 5 sessões), de acordo com o calendário a fornecer, e a apresentar um pequeno relatório escrito por cada sessão em que esteja presente (2.000 a 3.000 caracteres incluindo espaços, sem notas de rodapé).Os alunos serão incentivados a intervir regularmente nas discussões durante as aulas e serão avaliados em função da classificação obtida no trabalho escrito individual (60% da nota final), no conjunto dos relatórios escritos (20% da nota final) e nas suas intervenções referentes às aulas práticas (20% da nota final)

Conteúdo

Introdução: os limites da História Contemporânea. A crise da História Política Tradicional. A “Nova História Política” e o retorno da História Política Tradicional. 1. A formação das ideologias. 1.1. Revolução, Liberalismo e Modernidade Política. 1.2. Contra-Revolução e pensamento contra-revolucionário. 2. A Era do Liberalismo. 2.1. Correntes do Liberalismo progressista. 2.2. Do radicalismo ao republicanismo. 2.3. O Liberalismo conservador. 2.4. O funcionamento do sistema político. Constituições, Elites, Eleições, Partidos e Parlamento. 2.5. As duas fases do rotativismo monárquico. 2.6. Política e Economia. O peso do Estado e os vários modelos de desenvolvimento económico do país. 2.7. Política e Cultura. Reflexões sobre Portugal no Século XIX. A visão dos “intelectuais”. Do pensamento romântico ao pensamento político sobre a “decadência”. A questão do nacionalismo. 2.8. Política e Representação. Problemáticas de História da Imprensa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: