História da Música em Portugal - 2. semestre

Objetivos

Ao concluir esta UC com aproveitamento, o aluno será capaz de:

a) Aprofundar questões centrais da História da Música em Portugal;
b) Conhecer o estado da investigação nesse campo;
c) Discutir o conhecimento produzido pela musicologia relativamente à História da Música em Portugal confrontando-o, sempre que possível, com os grandes temas e preocupações da musicologia internacional;
d) Redigir um texto científico;
e) Apresentar e defender oralmente esse trabalho.

Caracterização geral

Código

722021036

Créditos

10

Professor responsável

Rui Vieira Nery

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

Obras antológicas ou de carácter geral. Excluem-se as várias sínteses sobre H.M.P.
Anthological or general works. Syntheses about H.M.P. are excluded.

Artiaga, M. J. (2007). Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870-1900. Royal Holloway, U. of London. Tese de Doutoramento.
Brito, M. C. (1989). Estudos de História da Música em Portugal. Lisboa: Estampa.
Castelo-Branco, S. (Ed.) (2010). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. 4 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Cymbron, L. (2012). Olhares sobre a música em Portugal no século XIX. Lisboa: CESEM-Colibri.
Ferreira, M. P. (Ed.) (2007). Dez compositores portugueses. Lisboa: Dom Quixote.
Ferreira, M. P. (2008). Antologia de música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols. Lisboa: Arte das Musas-CESEM.
Lucas, M. E. & Nery, R. V. (Eds.) (2012). As músicas luso-brasileiras no final do Antigo Regime. Lisboa: FCG/INCM.
Nery, R. V. (Coord.) (2000). A música no Brasil colonial. Lisboa: FCG.

Método de ensino

As aulas combinarão momentos de exposição com discussão de problemas, textos, exemplos musicais e audio-visuais relacionados com os conteúdos programáticos. Será fornecida bibliografia específica para cada tópico, e algumas das aulas contarão com a presença de especialistas convidados, de modo a familiarizar os alunos com as mais recentes perspectivas, modelos e problemas de investigação. Será regularmente pedido aos estudantes que preparem tarefas várias no âmbito da avaliação contínua, para serem apresentadas em aula.

Método de avaliação

Os elementos de avaliação compreendem um trabalho escrito individual (máximo 20 pp.) (50%) e a sua apresentação oral (40%). A temática deste trabalho será escolhida por cada aluno, em discussão com o docente, que orientará toda a sua elaboração. Uma ou duas aulas poderão ficar reservadas à apresentação das respectivas pesquisas em curso e sua discussão com os colegas. À avaliação contínua será atribuído um peso de 10%.

Conteúdo

1. A música em Portugal e a sua historiografia.
2. O quadro actual da investigação: problemáticas, fontes, recursos e metodologias.
3. Escolha de 3 temas enquadrados nos seguintes blocos:
3.1 Da Idade Média ao séc. XVII: música hispano-visigótica, islâmica e rito romano-franco; géneros monódicos e polifónicos de corte; a expansão da prática polifónica às catedrais; o período filipino; teoria musical e notações.
3.2 Os séculos XVIII e XIX: a italianização da vida musical; a hegemonia da ópera; a ruptura das invasões napoleónicas e das guerras liberais; a ligação ao Brasil; a emergência de um gosto germânico.
3.3 Da implantação da República aos nossos dias: a influência franco-alemã e a afirmação do repertório instrumental; a rádio; estratégias nacionalistas e propagandísticas no Estado Novo; os compositores portugueses e as vanguardas do pós-guerra; do Portugal democrático à era da globalização: transformações estruturais e estéticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: