História da Música Ocidental - 1. semestre

Objetivos

a) Adquirir e desenvolver competências metodológicas e conceptuais de alto nível na área da História da Música Ocidental;
b) Conhecer de forma aprofundada as principais problemáticas, movimentos, instituições e géneros musicais respeitantes ao período histórico relevante;
c) Adquirir capacidade para contextualizar e problematizar histórica, estética, sociológica e culturalmente os fenómenos musicais;
d) Conhecer de forma aprofundada o repertório musical e musico-teatral do período relevante;
e) Dominar as metodologias actuais de investigação numa perspectiva interdisciplinar, e desenvolver capacidades de apresentação e comunicação de resultados de acordo com os padrões académicos.

Caracterização geral

Código

722021037

Créditos

10

Professor responsável

Paulo Ferreira de Castro

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

Adorno, T. W. (2006). Philosophy of New Music. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Antokoletz, E. (2014). A History of Twentieth-Century Music in a Theoretic-Analytical Context. New York: Routledge.
Calinescu, M. (1987). Five Faces of Modernity. Durham: Duke University Press.
Compagnon, A. (1990). Les cinq paradoxes de la modernité. Paris: Seuil.
Cook, N. & Pople, A. (Eds.) (2004). The Cambridge History of Twentieth-Century Music. Cambridge: CUP.
De La Fuente, E. (2011). Twentieth Century Music and the Question of Modernity. New York: Routledge.
Gay, P. (2009). Modernism: The Lure of Heresy from Baudelaire to Beckett and Beyond. London: Vintage.
Morgan, R. P. (Ed.) (1993). Modern Times. Houndmills: Macmillan.
Taruskin, R. (2010). Music in the Early Twentieth Century. Oxford: OUP.

Método de ensino

30% de aulas teóricas e 70% de práticas. As aulas práticas realizam-se a partir de apresentações orais pelos alunos dos seus trabalhos individuais, e da subsequente discussão em grupo. É fornecida uma extensa lista de leituras.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre as apresentações orais e a qualidade da participação na discussão (30%), e pelo menos um trabalho escrito aprofundado, sempre que possível sobre um tópico relevante para o futuro projecto de dissertação ou área de investigação do aluno (70%).

Conteúdo

Tendências da historiografia da música do primeiro modernismo: análise crítica de alguns textos canónicos. Discussão crítica dos conceitos de modernismo, modernidade e vanguarda e sua aplicação à música ocidental. Contextualização dos fenómenos musicais em função das temáticas da emancipação e contra-emancipação social e política, dos imperativos de ruptura e inovação, das relações inter-artes e do discurso da autonomia estética. Análise das mudanças de ordem técnica, formal e estética características do período modernista. Abordagem detalhada de algumas problemáticas centrais do período em questão, nomeadamente: discurso estético, técnicas composicionais e estruturação dos movimentos artísticos; modelos de temporalidade musical e construção da subjectividade; retórica e anti-retórica modernista; primitivismo, automatismo, nacionalismo e neoclassicismo; música erudita e idiomas vernáculos; diálogos com o passado; cultura urbana, moda e tecnologia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: