Psicologia e Pedagogia Musical

Objectivos

No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
1. Demonstrar capacidades de pesquisa, selecção e análise crítica de bibliografia da especialidade.
2. Aplicar conhecimentos relativos à metodologia de investigação científica na análise de literatura científica especializada.
3. Identificar e formular problemas originais em âmbitos temáticos da Psicologia da Música e da Pedagogia Musical.
4. Demonstrar competências de redacção de artigos científicos.

Caracterização geral

Código

722021027

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

Colwell, R. (Ed.) (1992). Handbook of Research on Music Teaching and Learning, 2 Vols. New York: MENC.
Cozby, P. (2003). Métodos de pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Editora Atlas.
Deliège, I. & Sloboda, J. (Eds.) (1996). Musical Beginnings: Origins and Development of Musical Competence. Oxford: OUP.
Gordon, E. (1998). Introduction to Research and the Psychology of Music. Chicago: GIA.
Hallam, S. & al. (2009). Oxford Handbook of Music Psychology. Oxford: OUP.
Ilari, B. & Mateiro, T. (2010). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: IBPEX.
Malloch, S. & Trevarthen, C. (2008). Communicative Musicality - Exploring the Basis for Human Companionship. Oxford: OUP.
Rodrigues, H. & Johnson, C. (2008). Investigação em Psicologia da Música: estudos críticos. Lisboa: Colibri.
Zenatti, A. (1994). Psychologie de la musique. Paris: PUF.

Método de ensino

A metodologia de ensino combinará aulas de carácter expositivo, de carácter teórico, com aulas de carácter prático. Tomando como base a leitura prévia de textos e o visionamento de documentários, recorrer-se-á a técnicas de dinâmica de grupo para estimular a participação activa dos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será realizada através da entrega de dois documentos escritos: 1) Um documento constituído por sínteses reflexivas relativas a cada uma das aulas e 2) Uma pesquisa bibliográfica anotada relativa a um tema seleccionado no início do semestre.

Conteúdo

A) Elementos históricos, definição de campos de trabalho e identificação de questões de investigação nas disciplinas de Psicologia da Música e de Pedagogia Musical.
B) Problematização, observação e avaliação do comportamento musical. Introdução ao estudo de metodologias qualitativas e quantitativas.
C) Análise crítica de contributos vários nas áreas da Psicologia da Música e da Pedagogia Musical:
- Os trabalhos de Edwin Gordon como um exemplo de estudos no âmbito da avaliação e medida em Psicologia da Música com repercussões para a Pedagogia Musical.
- Estudos no âmbito do desenvolvimento musical. A arte para a infância como contexto naturalista de investigação no domínio.
- Estudos sobre intervenções sociais e terapêuticas mediadas por música.