Tendências Recentes da Etnomusicologia - 2. semestre
Objetivos
1. Identificar as principais tendências recentes na Etnomusicologia, desde a década de 90 até à actualidade no contexto da disciplina e das Ciências Sociais.
2. Adquirir conhecimento em torno das abordagens etnomusicológicas sobre música e migração, um dos temas centrais na investigação etnomusicológica recente.
3. Adquirir as ferramentas conceptuais indispensáveis para uma perspectiva crítica em torno da literatura sobre o tema em foco.
4. Desenvolver a capacidade de problematização no âmbito do tema abordado e de aplicação das ferramentas teóricas a casos concretos.
5. Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na elaboração de projectos educacionais, sociais ou artísticos.
Caracterização geral
Código
722021030
Créditos
10
Professor responsável
Salwa Castelo Branco
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Toynbee, Jason & Dueck, Byron. 2011. Migrating Music. Abingdon; Routledge.
Levi, Eric & Florian Scheding. eds. 2010. Music and Displacement: Diasporas, Mobilities, and Dislocations in Europe and Beyond. Lanham, Plymouth: Scarecrow Press, Inc.
Holt, Fabian & Carsten Wergin. eds. 2013. Musical Performance and the Changing City Post-industrial Contexts in Europe and the United States. New York: Routledge.
Kiwan, Nadia & Meinhoff, Ulrike Hanna. eds. 2011. Music and Migration: A Transnational Approach. Special Issue in Music and Arts in Action, vol.3.
Knott, Kim & Sean MacLoghlin. 2010. Diasporas. Concepts, Intersections and Identities. London: Zed Books.
Castelo-Branco, Salwa. 2010. Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores.
Método de ensino
A unidade curricular será ministrada em regime de seminário com uma parte expositiva pela professora responsável e pelos professores convidados, avaliação crítica da literatura relevante por parte dos alunos e discussão entre todos da literatura fundamental, dos estudos de caso e da aplicabilidade das perspectivas aprendidas a casos concretos.
Método de avaliação
Participação no seminário: 40%.
Ensaio abordando uma problemática actual no âmbito da Etnomusicologia ou de domínios afins nas Ciências Sociais e Humanas a decidir com a docente responsável: 60%.
Conteúdo
1. Música e migração
2. Música, diáspora e transnacionalismo
3- Estudos de caso
4. Música e migração interna
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: