Atelier de Artes Digitais

Objetivos

No final deste atelier o aluno deverá estar apto a:
1.Entender e interpretar práticas de recombinação tecnológica no âmbito das arquitecturas digitais contemporâneas;
2.Elaborar um argumento interactivo que vá de encontro a um projecto de grupo;
3.Ter em consideração nomenclaturas que seduzam (aspectos éticos, sociais, cognitivos, lógicos e emocionais) e que ao mesmo tempo tenham em conta estratégias de arte e design que recorram a recursos narrativos e lúdicos (Playable Media);
4.Considerar o sistema de simulação de forma ampla (modelo experiencial e analógico) e mostrar como este dispositivo está presente em todas as formas de expressão artística digital;
5.Explorar e apresentar as potencialidades de diferentes media de forma a dar corpo a ideias criativas produzidas a partir destes (Cross Media Narratives).

Caracterização geral

Código

722011028

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

GRAU, OLIVER (ed.), (2007), MediaArtHistories, Cambridge, Mass.: MIT Press.
HARRIGAN & WARDRIP-FRUIN, Pat & Noah (ed.), (2007) In Second Person, Role-Playing and Story in Games and Playable Media, Cambridge, Mass.: MIT Press, pp.
TODD, DEBORAH (2007), Game Design, From Blue Sky to Green Light, Mass.: A K Peters, Ldt
BOLTER, GROMALA, Jay D. e Diane (2003), Windows and Mirrors, Interaction Design, Digital art, and the Myth of Transparency, Cambridge, Mass.: MIT Press.
COUCHOT, EDMOND (2003), A tecnologia na Arte, da fotografia à realidade virtual, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul.

Método de ensino

Método Demonstrativo:Aplicação dos conhecimentos adquiridos na produção de um trabalho de grupo que tire partido das diversas competências interdisciplinares.
Método Participativo:Construção de um protótipo para um site, de um ambiente para a internet, de uma nomenclatura de um site institucional, ou de qualquer outro projecto sugerido pelos alunos e aprovado pelo professor.

Método de avaliação

Memória descritiva das intenções a realizar no trabalho prático individual (5 pp. de investigação e bibliografia (20%);Manipulação do software disponível para a realização do trabalho prático (Photoshop, Freehand, Dreamweaver) (30%); Apresentação em aula de material para análise crítica em formato audiovisual (20%); Apresentação em aula do protótipo elaborado (30%).

Conteúdo

1.Introdução ao ciberespaço e à realidade virtual, a cultura e a história da interface. Dispositivo cibernético: simulação experiencial e algorítmica versus base de dados;
2.Literatura “Ergódica”: articulações de texto, imagem, som, vídeo. Ludologia versus narratologia (teorias da acção e teorias da narração);
3.Metáforas e ícones, opacidade e transparência, o design como mediação entre arte e tecnologia; Actos de design (design da interface e da interacção – transparência e reflexividade – janelas e espelhos); Mapeamento e cartografia dinâmica; mapas ou site maps; metáforas e usabilidade; Graphical User Interface (GUI); Diversas perspectivas de participação: First Person (FPS’s), Second Person (MUD’s e MOO’s), Third Person (RPG’s);
4.Acção e percepção: coerência proprioceptiva, interactividade e interacção: imersão, agenciamento e transformação; círculo mágico (jogabilidade); Aplicações de realidade aumentada e mista no âmbito do entretenimento, da fruição estética, da medicina e de alguns efeitos terapêuticos (MOCAP e Facial Image Metrics);
5.Nomenclaturas e ferramentas para a construção de projectos: flowchart, storyboard e paper design, editores html, blogues, back offices; estruturas lineares com múltiplas dimensões, estruturas multisequênciais, abertas e dinâmicas, rizomas e desconstrução do código; Cross Media Narratives: Playable Media e Pervasive Games (ARG.s).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: