Modos da Ficção

Objetivos

O seminário debruça-se sobre a ideia de ficção e a sua relação ao contexto social em que é produzida, os modos como varia entre os diferentes géneros, bem como a migração e mestiçagem de ficções entre géneros e meios de expressão (com especial atenção à matriz literária, mas tocando outros meios, como o cinematográfico, a banda desenhada, etc.), que caracteriza boa parte da ficção contemporânea e de que há muitos e interessantes exemplos. Mais concretamente, será dada atenção aos contágios mútuos – da época moderna à contemporânea – entre ficção e tecnologia, concretizada em géneros como a ficção científica e as distopias.
O final do seminário o estudo de caso, servirá de modelo ilustrativo aos trabalhos de investigação que devem ser desenvolvidos pelos mestrandos.
Pretende-se que o estudante fique apto a:
a) Compreender e discutir os vários modos da ficção e os vários modos de pensá-la;
b) Compreender e discutir as teorias dos géneros e o seu alcance;
c) Dominar as principais ferramentas teóricas sobre os vários géneros;
d) Compreender e discutir as migrações entre os géneros e todos os problemas teóricos aí envolvidos;
e) Aplicar estes conhecimentos, com uma perspectiva crítica, à realidade contemporânea, em particular ao estudo de caso escolhido;
f) Aplicar todos estes conhecimentos, de forma original e autónoma, a uma investigação própria, apresentada, oralmente e por escrito, de forma clara e argumentada.

Caracterização geral

Código

722011064

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

GUNN, James e CANDELARIA, Matthew (orgs.), Speculations on Speculation: Theories of Science Fiction, Lanham (MD), The Scarecrow Press, 2005.
JAMES, Edward e MENDLESOHN, Farah (orgs.), The Cambridge Companion to Science Fiction, Cambridge e Nova Iorque, Cambridge University Press, 2003.
ALKON, Paul K., Science Fiction before 1900: Imagination Discovers Technology, Nova Iorque e Londres, Routledge, 2002.
GENETTE, Gérard e TODOROV, Tzvetan (orgs.), Théorie des genres, Paris, Seuil, 1986.
SCHOLES, Robert, Structural Fabulation: An Essay on Fiction of the Future, Notre Dame (IN), University of Notre Dame Press, 1975.

Método de ensino

As exposições do docente são acompanhadas pela leitura prévia de textos, de modo a tornar mais profícua a discussão crítica na aula. As exposições obrigatórias enriquecem o seminário com a introdução de casos diversos e perspectivas diferentes sobre os modos da ficção. (Componente teórica: 60%, prática: 40%)

Método de avaliação

Participação nas discussões sobre os textos de apoio apresentados em aula e realização de um trabalho final, desdobrado em três fases: entrega de um projecto escrito, com indicação do plano de trabalho e respectiva bibliografia (20%); apresentação oral de 20 a 30 minutos, em aula, e respectiva discussão (30%); o ensaio final (50%).

Conteúdo

1.Pensar a ficção, os seus modos e a sua relação com o real. Ontologias da ficção. Perspectivismo e relação com o real.
2.Pensar as relações entre ficção e tecnologia. Modernidade, racionalismo, tecnologia e ficção.
3.Relações entre ficção e tecnologia: a perspectiva histórica.
4.Relações entre ficção e tecnologia: as contaminações inter-géneros.
5.Estudo de caso.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: