Artes Visuais e Espaço Público

Objetivos

Este seminário aborda os principais aspectos comunicacionais e de significação que surgem no campo das artes visuais quando estas se inserem no espaço público. Questões de fronteira, valor, circulação, legitimação ou visibilidade são analisadas a partir de estudos de caso e referenciadas na história e filosofia da arte. A produção artística contemporânea têm-se baseado cada vez mais no discurso, na documentação e na deslocalização, permitindo práticas colaborativas de intervenção em comunidades locais, com o objectivo de testemunhar, documentar e preservar os modos de vida “autênticos”. No final deste seminário os alunos deverão:
1. Conhecer as questões acima expostas;
2. Ser capazes de analisar obras de arte visuais produzidas em contextos de recepção complexos tendo em conta os aspectos de significação próprios dos discursos da arte contemporânea e os que surgem do seu confronto, cada vez mais frequente, com o espaço público;
3. Ser capazes de entender os diferentes caminhos abertos ao seu papel de interventores no espaço público;
4. Desenvolverem competências de comunicação dialogantes, cooperativas e de exposição adequadas ao seu nível de estudos.

Caracterização geral

Código

722011101

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

ALBERRO, Alexander (2003) Conceptual Art and the Politics of Publicity. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
Deutsche, Deutsche, Rosalyn (1996) Evictions: art and spatial politics. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
Kwon, Miwon (2002) One Place After Another: site-specific art and locational identity. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology.
Lacy, Suzanne (ed.) (1995) Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle, Washington: Bay Press.
Maio, Fernanda (2011) A Encenação da Arte. Leiria: Textiverso.

Método de ensino

Expositivo (docente e alunos)
Estudos de caso (análise sistémica, reflexiva e crítica)
Escrita (analítica, desconstructiva e crítica)
Práticas de diálogo verdadeiro (disciplina sistémica)
Visitas de estudo (se possível)
Nota: a eficácia de qualquer destes métodos depende do trabalho prévio de preparação dos textos de apoio.

Método de avaliação

Leitura e investigação teórica geral 20%; Visitas de estudo 10%; Apresentação oral da investigação própria 30%; Ensaio escrito 40%.

Conteúdo

O campo da arte e a arte como um sistema (seus agentes e instituições);
As práticas artísticas, conceptuais, de instalação e site-specific;
Características das práticas discursivas, deslocadas e documentadas;
Questões de circulação e visibilidade das artes visuais na legitimação e criação e de valor;
O espaço público como espaço expositivo;
Recepção e produção de sentido nas artes visuais;
Intervenções no espaço público: estudos de caso;
A reinvenção do papel social dos artistas em práticas ditas “colaborativas”;
O reforço da autoridade do artista no trabalho com comunidades locais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: