Retórica Literária

Objetivos

O objectivo desta unidade curricular é o de promover um espaço de reflexão sobre uma área da comunicação pouco estudada no panorama universitário português. A retórica literária tem vindo a merecer cada vez mais atenção por parte de investigadores noutros países, explorando temáticas que a autonomizam relativamente à estilística ou à crítica literária e que também a dissociam da teoria da argumentação. Aquilo que está em causa na retórica literária é estudar os meios de persuasão presentes nas várias formas do texto literário, lançando uma luz fundamental sobre o seu conteúdo. Ao reformular conceitos que marcaram a própria afirmação da retórica como disciplina ao longo da tradição cultural ocidental, a retórica literária é hoje um domínio de conhecimento absolutamente necessário para compreender os complexos procedimentos comunicacionais subjacentes às grandes criações literárias do passado e, sobretudo, da nossa contemporaneidade. Pretende‐se que os alunos fiquem aptos a: 1) Identificar com clareza os vários tópicos de retórica presentes num texto literário; 2) Compreender e discutir esses mesmos tópicos, assim como o seu alcance para a interpretação dos textos; 3) Aplicar estes conhecimentos na análise e criação de diferentes propostas comunicacionais.

Caracterização geral

Código

722011125

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BAKER, Gordon (2004), Wittgenstein’s Method. Neglected Aspects, ed. Katherine J. Morris. Oxford: Blackwell.
CAVELL, Stanley (1986 (1962)), “The Availability of Wittgenstein’s Later Philosophy”, in Stuart Shanker (ed.), Ludwig Wittgenstein. Critical Assessments, vol. 2, From Philosophical Investigations to On Certainty: Wittgenstein’s Later Philosophy. London: Croom Helm, 36‐57.
LAUSBERG, Heinrich (52004) Elementos de Retórica Literária, tr. R. M. Rosado Fernandes, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
PICHLER, Alois (2002), “Drei Thesen zu der Entstehung und Eigenart der Philosophischen Untersuchungen: Fragment, Album, Polyphonie”, in Rodolf Haller e Klaus Puhl (eds.), Wittgenstein and the Future of Philosophy. A Reassessment after 50 Years. Vienna, 355‐65.
PLETT, Heinrich F. (2009), Literary Rhetoric: Concepts – Structures – Analyses, Leiden, Brill Academic Publishers.
WITTGENSTEIN, Ludwig (42009), Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations, ed. P. M. S. Hacker e Joachim Schulte, tr. G. E. M. Anscombe, P. M. S. Hacker e Joachim Schulte, Oxford, Wiley‐Blackwell. (Tradução da 2ª edição de 1958 por M. S. Lourenço, Investigações Filosóficas, in Tratado Lógico‐Filosófico e Investigações Filosóficas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1995 (1987), 159‐611.)

Método de ensino

O método de ensino adoptado combinará a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Cada aluno deve realizar um trabalho escrito (60%), que será apresentado e discutido em aula (40%).

Conteúdo

O seminário incide sobre as várias estratégias retóricas de Wittgenstein na concepção das suas Investigações Filosóficas. Nesta obra, publicada postumamente em 1953, o autor faz uso de uma multiplicidade de técnicas argumentativas que têm suscitado o interesse de muitos estudiosos. Estas técnicas incluem, por exemplo, ironias, pseudointerlocuções ou questões sem resposta e, na opinião de Stanley Cavell, “essa escrita tem os seus riscos”. Cavell conclui, no entanto, que o autor tem de correr estes riscos se quiser superar “a incongruência entre aquilo que é dito e aquilo que é visado ou expresso”. É no sentido de clarificar a distinção cavelliana entre “voz da tentação” e “voz da correcção”, a qual levou a que as Investigações sejam lidas por alguns, nomeadamente Alois Pichler, como um “álbum polifónico”, que se desenvolverá a nossa análise.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: