Geografia do Desenvolvimento
Objetivos
a) Discutir criticamente políticas e estratégias associadas com as principais teorias do desenvolvimento, em fins do século XX;
b) Perceber os problemas relacionados com o planeamento do desenvolvimento da cooperação e da ajuda internacional;
c) Saber avaliar o papel dos diversos agentes (agências internacionais, estados, privados e economia social) nos processos de desenvolvimento;
d) Compreender os princípios éticos a serem seguidos por profissionais de países desenvolvidos envolvidos na cooperação para o desenvolvimento;
e)Ter capacidade para participar de projetos de desenvolvimento do território nos outros países da CPLP;
f) Aplicar métodos participativos em trabalho de campo no âmbito de projetos de desenvolvimento;
g) Desenvolver um projeto de investigação num determinado aspecto da geografia do desenvolvimento.
Caracterização geral
Código
722041048
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Potter, R. et al (2003). Development in practice: components of development, in Geographies of Development (2nd ed.).London: Longman.
Eade, D. (Ed.). Development methods and approaches: critical reflections. UK:Oxfam Publications, 292pp.
Uphoff, N.et al (1997). Reasons for Hope: Instructive Experiences in Rural Development. Bloomflied: Kumarian Press.
Tarp, F. & Hjertholm, P. (eds.) (2000). Foreign aid and development: lessons learnt and decisions for the future. London: Routledge.
Fukuyama, F. (2004). A construção de Estados, governação e ordem mundial no século XXI. Lisboa: Gradiva, 145 pp.
Método de ensino
Aulas expositivas
Aulas práticas
Discussões à volta da apresentação de material audiovisual
Simulação da aplicação de métodos participativos
Visitas guiadas a instituições públicas e do sector da economia social de cooperação para o desenvolvimento
Método de avaliação
Leitura de textos cujos conteúdos serão objecto de uma prova escrita [30%];
Elaboração de um trabalho individual [20%];
Participação num trabalho prático de grupo [40 %], a qual inclui apresentação oral [10%];
[Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]
Conteúdo
1) As políticas de desenvolvimento e os principais problemas económicos, sociais, políticos, culturais e ambientais dos países em desenvolvimento
2) O desenvolvimento internacional: conceitos e tipos de ajuda; os agentes do desenvolvimento internacional
3) A União Europeia e a cooperação para o desenvolvimento
4) A reformulação do papel do Estado no desenvolvimento: a reforma das instituições: um Estado mais pequeno mas mais forte é a solução?
5) Modos alternativos de desenvolvimento a nível local: a capacitação das populações (empowerment), as mulheres no desenvolvimento; desenho e aplicação de métodos e ações participativos
6) As soluções para os problemas de desenvolvimento mecanismos, instrumentos e recursos exógenos versus recursos endógenos: sinergias e conflitos
7) Casos de sucesso e insucesso de programas e projetos de desenvolvimento
8) Portugal e a participação dos geógrafos na cooperação para o desenvolvimento com os outros países da CPLP.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento