Geografia do Desenvolvimento

Objetivos

a) Discutir criticamente políticas e estratégias associadas com as principais teorias do desenvolvimento, em fins do século XX;
b) Perceber os problemas relacionados com o planeamento do desenvolvimento da cooperação e da ajuda internacional;
c) Saber avaliar o papel dos diversos agentes (agências internacionais, estados, privados e economia social) nos processos de desenvolvimento;
d) Compreender os princípios éticos a serem seguidos por profissionais de países desenvolvidos envolvidos na cooperação para o desenvolvimento;
e)Ter capacidade para participar de projetos de desenvolvimento do território nos outros países da CPLP;
f) Aplicar métodos participativos em trabalho de campo no âmbito de projetos de desenvolvimento;
g) Desenvolver um projeto de investigação num determinado aspecto da geografia do desenvolvimento.

Caracterização geral

Código

722041048

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Potter, R. et al (2003). Development in practice: components of development, in Geographies of Development (2nd ed.).London: Longman.

Eade, D. (Ed.). Development methods and approaches: critical reflections. UK:Oxfam Publications, 292pp.

Uphoff, N.et al (1997). Reasons for Hope: Instructive Experiences in Rural Development. Bloomflied: Kumarian Press.

Tarp, F. & Hjertholm, P. (eds.) (2000). Foreign aid and development: lessons learnt and decisions for the future. London: Routledge.

Fukuyama, F. (2004). A construção de Estados, governação e ordem mundial no século XXI. Lisboa: Gradiva, 145 pp.

Método de ensino

• Aulas expositivas
• Aulas práticas
• Discussões à volta da apresentação de material audiovisual
• Simulação da aplicação de métodos participativos
• Visitas guiadas a instituições públicas e do sector da economia social de cooperação para o desenvolvimento

Método de avaliação

• Leitura de textos cujos conteúdos serão objecto de uma prova escrita [30%];
• Elaboração de um trabalho individual [20%];
• Participação num trabalho prático de grupo [40 %], a qual inclui apresentação oral [10%];

[Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]

Conteúdo

1) As políticas de desenvolvimento e os principais problemas económicos, sociais, políticos, culturais e ambientais dos países em desenvolvimento
2) O desenvolvimento internacional: conceitos e tipos de ajuda; os agentes do desenvolvimento internacional
3) A União Europeia e a cooperação para o desenvolvimento
4) A reformulação do papel do Estado no desenvolvimento: a reforma das instituições: “um Estado mais pequeno mas mais forte ” é a solução?
5) Modos alternativos de desenvolvimento a nível local: a capacitação das populações (empowerment), as mulheres no desenvolvimento; desenho e aplicação de métodos e ações participativos
6) As soluções para os problemas de desenvolvimento – mecanismos, instrumentos e recursos exógenos versus recursos endógenos: sinergias e conflitos
7) Casos de sucesso e insucesso de programas e projetos de desenvolvimento
8) Portugal e a participação dos geógrafos na cooperação para o desenvolvimento com os outros países da CPLP.