Avaliação e Percepção da Paisagem
Objetivos
a) Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a paisagem enquanto recurso a diferentes escalas;
b) Capacitar para o desenvolvimento de aplicações originais e trabalhos de investigação sobre a paisagem;
c) Aplicar e desenvolver metodologias de avaliação da paisagem;
d) Aplicar e desenvolver metodologias do estudo da perceção da paisagem;
e) Definir Objetivos de Qualidade da Paisagem e medidas de gestão;
f) Saber integrar a percepção e avaliação da paisagem em estudos de planeamento, ordenamento e gestão do território.
Caracterização geral
Código
722041076
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
LANDSCAPE INSTITUTE, Guidelines for Landscape and Visual Impact Assessment. Londres. Spon Press, Taylor & Francis Group. 2003, 2ª edição. 160 pp. (120 p)
SARAIVA, M.G., O Rio como Paisagem. Lisboa Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia. 1999. 512 pp (100p)
BOLÓS, M. (editora) Manual de Ciencia del Paisaje. Teoria, Métodos y aplicaciones. Barcelona Masson 1992. 274pp (150p)
DEL ALAMO, J. B. Paisage y Educacion Ambiental. Evaluacion de Cambios de actitudes hacia el entorno. Madrid, Monografías de la Secretaria de Estado para las Politicas del àgua y el Medio Ambiente, Ministerio de Obras Publicas e Transportes 1992. (240pp) (120p)
ROUGERIE, G., BEROUTCHAVILI, N., Geosystémes et Paysages, bilan et methodes. Paris, Armand Colin.1991,302pp (150p)
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas expositivas e aulas práticas de discussão de debate de textos e temáticas previamente anunciadas. Estas aulas incluem também apoio a um trabalho teórico-prático que pode ser realizado individualmente ou em grupo, não superior a três alunos, devendo ser considerado um estudo de caso no quadro de um dos 3 projetos de investigação sugeridos ou de outro do interesse e preferência do/dos alunos.
Método de avaliação
É entregue um relatório final com um número máximo de 20 páginas + anexos (50%) e uma apresentação oral de 20 minutos, seguida de discussão (20%). Cada aluno prepara um capítulo individual (5pp) sobre os conceitos teóricos que considera mais relevantes na UC (30%). Os trabalhos práticos incluem:
- A. Avaliação da paisagem;
- B. Estudo da perceção da paisagem e;
- C. Definição de objetivos de qualidade de paisagem num contexto de gestão do território.
Conteúdo
1) A paisagem. Conceitos básicos e sua evolução.
2) A Convenção Europeia da Paisagem, uma oportunidade com base em conceitos inovadores.
3) O papel da avaliação da paisagem na definição de unidades homogéneas.
4) A percepção da paisagem e a sua relevância para a gestão.
4) Métodos e Técnicas de Avaliação da Paisagem.
5) Métodos e Técnicas para o Estudo da Percepção da Paisagem.
6) Definição de Objetivos de Qualidade da Paisagem.
7) O papel da Paisagem no Ordenamento do Território.
8) Perspectivas futuras (Política Nacional de Arquitetura e Paisagem e outras políticas públicas).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento