Recursos Hídricos - 2. semestre
Objetivos
a) Conhecer as características peculiares da água e sua importância para a vida;
b) Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico e o seu papel na repartição da água e do calor à superfície do Globo;
c) Caracterizar as situações hidrológicas extremas e suas implicações no ordenamento do território;
d) Identificar os problemas relacionados com os recursos hídricos nas diversas escalas de análise;
e) Analisar a problemática do planeamento dos recursos hídricos, nomeadamente nas suas implicações económicas, ambientais, jurídicas e sociais;
f) Avaliar as consequências da mudança climática nos recursos hídricos.
Caracterização geral
Código
722041078
Créditos
10
Professor responsável
José Eduardo Ventura
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
CALDER, I. R. (2005). Blue Revolution: Integrated Land and Water Research Management, (2th ed.). Londres: Earthscan. pp 175-252.
CUNHA, L. V. (2002). Perspectivas da Gestão da Água para o Século XXI: Desafios e Oportunidade. Recursos Hídricos, Vol. 23. nº 2. pp 33-42.
HENRIQUES, A. G. (2016). Barragens, Sociedade e Ambiente, Lisboa, Col. Água, Ciência e Sociedade, Esfera do Caos. pp 19-49.
HOLDEN, J. (ed.). (2014). Water Resouces: An integrated Approach. Nova Iorque: Routledge. pp 1-78; 203-221;313-349.
JONES, A. A. (1997) - Global Hydrology. Processes, resources and environmental management, Essex: Longman. pp 1-119.
PEIXOTO, J. P. (1989). A Água no Ambiente, MPAT, Secretaria de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais, Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento da Administração do Território. 171p.
SANTOS F. D. e MIRANDA, P. (eds.). (2006), Alterações Climáticas em Portugal. Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação, Projecto SIAM II, Lisboa, Gradiva, 2006. pp 117-168.
Método de ensino
- Aulas teóricas com apresentação dos conteúdos programáticos dos Recrsos Hídricos com promoção da interação estudante-professor;
- Aulas participativas, com promoção da interação estudante-estudante e estudante-professor com apresentação dos trabalhos do seminário;
- Aulas de supervisão do trabalho de investigação.
Método de avaliação
- Leitura de um conjunto de textos temáticos, que serão objecto de avaliação num teste escrito presencial. [40%]
- Elaboração de um trabalho escrito ou preparação e realização de visita de estudo com apresentação de relatório. [15%]
- Elaboração de um ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa, resultante de pesquisa autónoma. [35%]
- Participação. [10%]
Conteúdo
1) As características da água e sua importância para a vida na Terra.
2) A água como fator limitante ao desenvolvimento dos ecossistemas.
3) Os extremos hidrológicos, suas causas, consequências e possível mitigação.
4) Os problema dos recursos hídricos à escala Mundial, da Europa e Mediterrâneo e da Península Ibérica.
5) A situação atual do planeamento dos recursos hídricos em Portugal.
6) Os impactes da mudança climática nos recursos hídricos.
7) O futuro da água.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento