Territórios do Conhecimento e Inovação
Objetivos
a) Saber interpretar os conceitos de lugar, espaço e tempo nos territórios reais e virtuais das economias em rede;
b) Conseguir conceptualizar o enriquecimento da cadeia de valor dado-informação-conhecimento como um recurso fundamental para o desenvolvimento do território;
c) Conseguir quantificar o potencial da disseminação do conhecimento sobre os territórios;
d) Saber reconhecer as diferentes dimensões da inovação: tecnológica, processual e institucional;
e) Saber discutir estratégias de inovação aplicadas a diferentes sectores e adaptadas às dinâmicas territoriais;
f) Analisar o papel do Marketing Territorial como metodologia de apoio à difusão e promoção do valor e da inovação;
g) Saber desenvolver modelos multi-escala para análise espacial, baseados numa geografia da sociedade da informação e do conhecimento;
h) Conseguir avvaliar, científica e técnicamente, estruturas informacionais que potenciem o desenvolvimento e a gestão eficaz dos territórios.
Caracterização geral
Código
722041097
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Castells, M. (2009). The Rise of The Network Society, The Information Age: Economy, Society and Culture Volume 1. Oxford: Blackwell Publishers.
Crang, M., Crang P. & May, J. (eds.) (2012). Virtual Geographies: Bodies, Space and Relations - Sussex Studies in Culture and Communication. London and New York: Routledge, pp. 92-130; 203-221
Rainie, L. (2014). Networked: The New Social Operating System. New York: MIT Press.
Webster, F. (2014). Theories of the Information Society (4th ed.). New York: Routledge.
Wilson, M. & Corey, K. E. (2000). Information Tectonics - Space, Place and Technology in an Electronic Age. London: John Wiley & Sons.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas. É dado destaque à explicação e análise de casos práticos nacionais e internacionais. A participação dos alunos é muito incentivada, dado defender-se o princípio de uma aprendizagem com elevada interação entre o docente e o aluno.
Será incentivado a discussão de conceitos e ideias, promovendo-se o debate entre alunos, grupos de trabalho e docente, motivando-se uma argumentação crítica.
Ao longo do semestre deverá ser elaborado um trabalho prático (individual ou de grupo de acordo com a estrutura e numero de alunos inscritos) sobre alguns conteúdos da unidade curricular, sendo o mesmo apresentado oralmente.
Método de avaliação
No final do semestre será ainda elaborada uma prova escrita baseada nos textos lidos pelos alunos e nos conteúdos leccionados ao longo das aulas. Estes elementos de avaliação terão as ponderações de 35% (trabalho prático), 55% (avaliação escrita) e 10% para a participação do aluno nas atividades e debates elaborados ao longo das aulas.
Conteúdo
1) Conceitos de lugar, espaço e tempo redefinidos nos territórios virtuais;
2) A importância da informação e do conhecimento para o desenvolvimento sócio-económico e cultural do território;
3) A geografia da sociedade da informação e a disseminação do conhecimento;
4) A sociedade e a economia em rede a tetónica da informação, as suas infra-estruturas e escalas de análise;
5) Conceito(s) de inovação;
6) Modelo de difusão de inovação e sua aplicabilidade em contextos territoriais diferenciados;
7) Territórios, sectores e clusters para a inovação: da escala local à escala mundial;
8) O marketing territorial e a sua importância na definição de estratégias de difusão da inovação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento