Territórios da Pobreza e Exclusão

Objectivos

a) Discutir alguns factores fundamentais da pobreza enquanto fenómeno, com destaque para o envelhecimento populacional;
b) Transmitir um conjunto de conhecimentos sobre conceitos e métodos básicos de análise da pobreza;
c) Discutir o papel das políticas, mundiais, europeias e nacionais de combate à pobreza e à exclusão;
d) Saber analisar a geografia mundial da pobreza e da exclusão;
e) Saber analisar o papel das instituições públicas, privadas, cooperativas e de voluntariado no combate à pobreza e à exclusão;
f) Saber analisar casos práticos, com destaque para os estudos e programas das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal;
g) Perspectivar vias de futuro para a redução da pobreza e da exclusão.

Caracterização geral

Código

722041098

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Sachs, J. (2005). The End of Poverty.Nova Iorque: The Penguin Press.
Smith, S. (2005). Ending Global Poverty. Nova Iorque: Palgrave MacMillan.
Bartoli, H. (1999). Repenser le Développement. Paris: Editions UNESCO, Economica.
Dupas, G. (1999). Economia Global e Exclusão Social. São Paulo: Editora Paz e Terra.
Sen, A. (1999). Pobreza e Fomes – um ensaio sobre direitos e privações. Lisboa:Terramar.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos. Defende-se uma aprendizagem com elevada interação docente-aluno. As aulas práticas incluem a explicitação de técnicas e a sua aplicação aos problemas definidos na componente teórica.

Método de avaliação

- Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito [50%];
- Participação num trabalho de grupo (15-20páginas), onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina [50%].

(Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Conteúdo

Os conteúdos programáticos procuram desenvolver e concretizar os objetivos da unidade curricular de acordo com a seguinte tabela:

1) Noções fundamentais sobre envelhecimento populacional - a)
2) Conceitos fundamentais sobre pobreza - b)
3) Métodos de análise da pobreza - b)
4) Políticas europeias e nacionais de combate à pobreza - c); d)
5) Territórios da pobreza à escala mundial, europeia e portuguesa - d)
6) O papel das instituições no combate à pobreza e à exclusão - e); f)
7) Caminhos de futuro - g)