Geomarketing

Objetivos

a) Aprofundar conhecimentos teóricos sobre modelos de localização para Geomarketing;
b) Compreender os princípios e fundamentos do planeamento e gestão de projetos em Geomarketing;
c) Saber explorar Sistemas de Informação Geográfica orientados para Geomarketing;
d) Saber desenvolver metodologias de análise de localizações, das estratégias territoriais das empresas e da administração pública;
e) Saber realizar proposta de projeto de estudos para Geomarketing.

Caracterização geral

Código

722041082

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Cliquet, G. (Ed.) (2006). Geomarketing: Methods and Strategies in Spatial Marketing. New York, NY:Willey & Sons.

Grimshaw, D. (1999). Bringing Geographical Information into Business (2nd Ed.). London: Willey & Sons (the pages depend on the students´ knowledge level in each academic year).

Haggett, P. (1968). Locational Analysis in Human Geography (4th Ed.). London: Edward Arnold (the pages depend on the students´ knowledge level in each academic year).

Longley, P. A., Goodchild, M. F., Maguire, D. J., Rhind, D. W. (Eds.) (1999). Geographical Information Systems (2nd ed.). New York, NY: John Wiley & Sons. (Vol. 1, pp. 239-251 and 909-1021).

Longley, P., Graham, C. (1996). GIS for Business and Service Planning. London: Willey & Sons (the pages depend on the students´ knowledge level in each academic year).

Método de ensino

Metodologias de ensino: aulas teóricas, aulas de laboratório/computador, projeto, apresentações dos estudantes

As metodologias de ensino são centradas no trabalho autónomo do estudante e na prática (hands-on). Esse trabalho é orientado em tutoria para a aplicação da teoria à prática do Geomarketing. No final cada estudante deve saber propor um projeto que revele conhecimentos e competências acumulados ao longo do curso.

Método de avaliação

1 exame teórico: [25%]
1 exame prático: [25%]
1 relatório do projeto: [50%]
1 apresentação do projeto: [passa / não passa].


[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento].

Conteúdo

1) Sistemas de Informação Geográfica e negócios: i) definições e conceitos; ii) histórico; iii) componentes e funcionalidades; iv) potencial presente e futuro
2) Tecnologia: i) plataformas móveis; ii) base de dados geográficos; iii) software; iv) integração e interoperabilidade
3) Geomarketing: i) marketing e Geografia; ii) modelos de localização; iii) áreas de influência; iv) georreferenciação de moradas; v) análise da concorrência; vi) segmentação de consumidores; vii) análise de vendas com suporte espacial; viii) determinação de localizações ótimas; ix) optimização de rotas; x) análise das estratégias territoriais das empresas e da administração pública.
4) Projeto de Geomarketing.