Comércio e Urbanismo

Objetivos

a) Conhecer as mudanças recentes no comércio e distribuição;
b) Compreender as lógicas imobiliárias no comércio e nos serviços;
c) Reconhecer as lógicas de localização do comércio à escala urbana;
d) Analisar as questões do comércio e do consumo numa perspetiva de desenvolvimento sustentável;
e) Compreender a importância do Urbanismo Comercial;
f) Conhecer experiências de Urbanismo Comercial na Europa e nos EUA;
g) Analisar criticamente as experiências de Urbanismo Comercial em Portugal;
h) Conhecer diferentes formas de intervenção e modelos de gestão em centros de cidade;
i) Desenvolver um raciocínio crítico sobre a relação entre novas formas de comércio, organização do espaço e modos de vida urbanos;
j) Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações práticas (relatórios técnicos no domínio do Urbanismo Comercial; estudos de localização de equipamentos comerciais).

Caracterização geral

Código

722041091

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Barata-Salgueiro, T. & Cachinho, H. (2011). Retail Planning for the resilient city. Consumption and Urban Regeneration. Lisboa: CEG., 19-44.

Cachinho, H. (2005). O comércio retalhista: da oferta de bens às experiências de vida (264-331). In C. A. Medeiros (dir), Geografia de Portugal, vol.3. Lisboa: C. de Leitores.

Findlay, A. C. & Sparks, L. (2009). Literature review: policies adopted to support a healthy retail sector and retail led regeneration and …, Research Findings, 25, 47p.

Guimarães, P. (2015). O Planeamento comercial em Portugal. Os projectos especiais de Urbanismo Comercial. Lisboa: Universidade de Lisboa.

Rio Fernandes, J. A. & Chamusca, P. (2014). Urban policies, planning and retail resilience. Cities, 36, 170-177.

Teixeira, J.A. (2014). The reshaping of retail landscape in greater Lisbon: do shopping centers have a future? ERSA Conference Papers, http://www-sre.wu.ac.at/ersa/ersaconfs/ersa14/e140826aFinal01259.pdf

Método de ensino

Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Debates sobre temas do programa. Casos práticos: análise de intervenções e crítica das soluções. Visita de estudo.

Método de avaliação

1) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria leccionada [35%].
2) Trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e/ou informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma. O trabalho é desenvolvido em grupos até 3 pessoas (podendo ser individual) [45%].
3) Pequeno ensaio individual sobre um tema do programa [15%].
4) Assiduidade e participação [5%].

[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento].

Conteúdo

1) Comércio e cidade: mudanças recentes numa relação milenar
1.1. As mudanças recentes no comércio e na distribuição: com a cidade ou contra a cidade?
1.2. Das estruturas monocêntricas às novas centralidades: e depois do crescimento na periferia?
2) Desenvolvimento imobiliário, comércio e espaço urbano: contexto e paradigmas
2.1. Uso do solo urbano e teorias do valor do solo
2.2. Neoliberalismo, globalização e mercados imobiliários (uso comercial)
2.3. Comércio, regeneração, sustentabilidade e resiliência urbanas
3) Políticas e experiências de urbanismo comercial
3.1. Bases conceptuais e metodológicas de (um) urbanismo comercial
3.2. Experiências de urbanismo comercial em países da Europa e nos EUA
3.3. Experiências de urbanismo comercial em Portugal
3.4. Intervenções em centros de cidade: modelos de gestão. Análise de casos
3.5. Cartas de Urbanismo Comercial e Cartas Estratégicas de Comércio
4) Repensar a relação comércio-cidade no contexto da cidade pós-moderna