Cidade e Metrópole
Objetivos
a) Conhecimento e compreensão dos quadros de reflexão sociológica sobre as cidades e as metrópoles; b) Capacidade de análise dos processos de urbanização, históricos e contemporâneos, relacionando-os com a transformação das estruturas e práticas sociais, com os usos e formas de ocupação e reconversão dos territórios; c) Capacidade de comunicar o conhecimento sociológico sobre o tema de modo rigoroso e significativo; d) Capacidade de intervenção informada e crítica no acompanhamento de políticas e programas de âmbito territorial
Caracterização geral
Código
722081035
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Tonkiss, F (2003). Space, the City and Social Theory. Polity Lefebvre, H. (2000) Writings on cities. Blackwell Bassand, M. (2007) Cités, Villes et Métropoles. Presses Polytechniques et Universitaires Romandes Brenner, N. e Ch. Schmid (2014) The Urban Age in question, International Journal of Urban and Regional Research 38(3): 731-755 Duneier, Murphy and Kasinitz (2014) (eds) The Urban Ethnography Reader, Oxford, OUP. Schmid, Ch. (2018) New vocabulary of urbanization process: a comparative approach, Urban Studies 55(1). Keil, Roger (2018) Suburban Planet. Polity. Stébé, J-M and Marechal, H. (eds) (2010) Traité sur la ville. PUF. Wacquant, L. (2007) Parias urbains. Ghetto, banlieue, État. La Découverte. Blokland, T. and Harding, A. (2014) Urban theory. A critical introduction to power, cities and urbanism in the 21st century. Sage. Lees, L., Slater, T. and Wyly, E. (eds.) (2010) The Gentrification Reader. Routledge.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas (100%). As aulas são baseadas na exposição por parte do docente dos conteúdos, componente teórico-expostiva, e na apresentação e discussão de um artigo por parte dos esrudantes (componente prática e de problematização).
Método de avaliação
Método de avaliação. Um ensaio sobre um dos pontos do programa (70%); apresentação de um artigo cientifico em aula (30%).
Conteúdo
1. Cidade e metrópole 2. A tradição urbana na sociologia 3. A metrópole enquanto forma espacial e social 4. Crescimento urbano, mobilidades e populações 5. Divisões espaciais e desiguldades sociais 6. Gentrificação, suburbanização e ghettoização 7. Sociologia das cidades globais 8. A tese da urbanização planetária 9. Espaços públicos, infra-estruturas e ambiente 10. Diversidade, circulação e múltiplos urbanismos 11. Estudo de Caso: A Avenida Almirante Reis (Lisboa), explorando um boulevard metropolitano
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: