Conhecimento e Cultura
Objetivos
a) Aquisição de inclinação problematizadora das realidades sociais;
b) Bases teórico-conceptuais para que essa propensão progressivamente se densifique;
c) Conhecimento e capacidade de problematização dos sujeitos que conhecem e dos padrões culturais que protagonizam enquanto seres de conhecimento;
d) Conhecimento e capacidade de problematização do capitalismo contemporâneo e da alta modernidade como duas das principais fontes daqueles padrões culturais e dos regimes cognitivos que os actores sociais accionam no quotidiano;
e) Capacidade de expor e comunicar com clareza, rigor e profundidade objectos científicos relativos às temáticas abordadas;
f) Capacidade de elaborar um plano de investigação ou um ensaio bibliográfico acerca de um dos temas versados na disciplina, plano ou ensaio que mobilize de modo competente as abordagens teóricas e os objectos de conhecimento veiculados durante as sessões da unidade curricular.
Caracterização geral
Código
722081039
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Berthelot, J.-M. (2008), L´emprise du vrai. Connaissance scientifique et modernité, Paris, PUF.
Boltanski, L., È. Chiapello (1999), Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Paris, Gallimard.
Bourdieu, P. (1979), Le paradoxe do sociologue, Sociologie et sociétés, vol. 11, nº 1, pp. 85-94.
Cuche, D. (1999), A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa, Fim de Século Edições.
Eagleton, T. (2000), The idea of culture, Oxford, Blackwell.
Elias, N. (1989), O processo civilizacional, Lisboa, D. Quixote, pp. 59-100.
Gardey, D. (2008), Écrire, calculer, classer. Comment une révolution de papier a transformé les sociétés
contemporaines (1800-1940), Paris, La Découverte.
Giddens, A. (1992), As Consequências da modernidade, Oeiras, Celta.
Kuper, A. (2000), Culture, Difference, Identity, Culture, the Anthropologists account, Cambridge, Harvard UP, pp. 26-245.
Wagner, P. (1994), A Sociology of Modernity. Liberty and discipline, London
Método de ensino
As sessões têm duração de 4 horas (3 horas de aula e 1 tutorial). Com excepção das 3 semanas iniciais (em que o tempo de aula é integralmente preenchido por leccionação do docente), as sessões conjugam exposição (2:15h.) e apresentação e discussão de texto por aluno (45m.). Do ponto de vista do material pedagógico, vingam 2 tipos de bibliografia: a) textos de leitura indispensável à apresentação e discussão em aula; b) textos
de leitura facultativa, embora possa ser enfaticamente recomendada.
Método de avaliação
A avaliação tem 3 componentes: a) apresentação e discussão de textos; b) elaboração de pequeno ensaio, com máximo de 12 páginas, sobre tema afim do Programa da u.c., a entregar no final do período lectivo; c) apresentação desse ensaio, apresentação alvo de interpelação crítica pelo docente. A componente a) pondera 30% na classificação final; a b) 35%; a c) 20%. Os 15% remanescentes avaliam as intervenções efectuadas nas sessões da u.c., mormente na discussão dos textos apresentados por colegas.
Conteúdo
1. A cultura para a sociologia: entre objecto e instrumento de conhecimento.
2. O conhecimento enquanto objecto sociológico.
3. Modernidade e conhecimento: da Razão providencial às racionalidades periciais.
4. Modernidade e conhecimento: corpo e temporalidades.
5. Produção cultural e produção de conhecimento: artistas e cientistas como as suas figuras emblemáticas.
6. O (novo) espírito do Capitalismo: padrões culturais, regimes sócio-cognitivos e gramáticas morais.
7. Alta modernidade, conhecimento e crítica social.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: