Conhecimento, Educação e Sociedade
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram:
1. Capacidade para identificar e analisar criticamente os diferentes contributos das teorias do conhecimento;
2. Capacidade para reconhecer e analisar dimensões socialmente menos evidentes das políticas educativas, privilegiando a dimensão cultural e cognitiva;
3. Capacidade de aplicar as teorias e conceitos da sociologia da cultura, do conhecimento e da educação à análise e problematização de objectos empíricos concretos;
4. Capacidade de aplicar as teorias sociológicas e os métodos de investigação à concepção de um projecto de investigação, de desenvolvimento profissional ou de intervenção sociológica, na área da sociologia do conhecimento e da educação;
5. Capacidade de expor, argumentar e discutir criticamente o seu projecto de investigação, desenvolvimento profissional ou intervenção social.
Caracterização geral
Código
722081040
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Boudon, R. (1990), Lart de se persuader des idées douteuses, fragiles ou fausses. Paris: Fayard.
Fuller, B. (1992), The political construction of education: The State, school expansion and economic change. New York: Praeger.
Bernstein, Basil (1975), Class, Codes and Control, New York, Routledge, vols. III e IV.
Foucault, M. (2012). The archaeology of knowledge. Random House LLC.
Mannheim, K. (2013). Essays Sociology Knowledge (Vol. 5). Routledge.
Maton, K., & Moore, R. (Eds.). (2010). Social realism, knowledge and the sociology of education: Coalitions of the mind. Continuum.
Young, M. (2007). Bringing knowledge back in: From social constructivism to social realism in the sociology of education. Routledge.
Young, M. (1999). Knowledge, learning and the curriculum of the future. British educational research journal, 25(4), 463-477.
Método de ensino
Cerca de metade das sessões é dedicada à apresentação, pelo docente ou por palestrantes convidados, de introduções teóricas e problemáticas, acompanhadas de exemplos de investigação, de desenvolviemnto profissional e de intervenção nesta área de especialização. Além da exemplificação e sugestão de práticas concretas, estas exposições são pretexto para refrescar, em contexto de aplicação, as aprendizagens de metodologia da primeira parte teórica e para interligar com os conceitos em aquisição noutros seminários da área no segundo semestre. O restante das sessões é dedicado à apresentação e discussão em seminário dos projectos em desenvolvimento pelos alunos, prevendo-se um mínimo de duas exposições por cada aluno ao longo do semestre.
Método de avaliação
O resultado final (projecto de trabalho final de mestrado) pesa 75% na avaliação final, e a participação na discussão do seu próprio projecto e nos dos outros alunos pesa 25%.
Conteúdo
1. Teorias sociológicas do conhecimento 2. Formas de conhecimento e organização social. 3. Conhecimento e ideologia 4. Conhecimento e modernidade 4. Da sociedade da informaçãoà sociedade do conhecimento 5. Educação e conhecimento educacional 6. Curriculum como conhecimento racionalmente organizado 7. Do \"conhecimento dos poderosos\" ao \"conhecimento poderoso\" (M. Young).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: