Educação e Desenvolvimento

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão as teorias e conceitos da economia e sociologia da educação que contribuem para um melhor conhecimento da relação entre educação, mudança social e desenvolvimento económico;
2. Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos à concepção autónoma de um ensaio de problematização ou de um projecto de investigação sobre um tópico relevante no âmbito da unidade curricular;
3. Capacidade de expor, argumentar e discutir criticamente problemas e projectos de investigação sobre tópicos relevantes no âmbito da unidade curricular.

Caracterização geral

Código

722081053

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Green, A. (1991). Education and State formation: The rise of education systems in England, France and the U.S.A. Nova Iorque: Palgrave Macmillan,.
Halsey, A.H. (1997). Education: Culture, economy and society. Oxford: Oxford University Press.
Moore, R. (2004). Education and society: Issues and explanations in the sociology of education. Oxford: Polity Press.
OCDE (série plutianual). Education at a glance. Paris: OCDE.
http://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance_19991487
Ravitch, D. & Left Back H.B. (2000). A Century of failed school reforms. Nova Iorque: Simon & Schuster.
Wolf, A. (2002). Does education matter? Myths about education and economic growth, London, Penguin Business, 2002

Método de ensino

Aulas expositivas sobre teorias e conceitos e exemplos de casos e problemas;
Apresentação pelos alunos e discussão em seminário de ensaios;
Acompanhamento tutorial do desenvolvimento dos projectos dos alunos, individualmente ou em grupos reduzidos.

Método de avaliação

Avaliação contínua da participação nas discussões em aula (20%);
Um ensaio de problema de investigação criado pelo estudante sobre um tópico relevante apresentado por escrito (70%);
Apresentação e discussão oral do ensaio (10%).

Conteúdo

1. Educação e construção do Estado moderno
2. A educação nas teorias do crescimento e do desenvolvimento
3. Políticas económicas, políticas sociais e políticas educativas
4. Mudança social e mudanças nos sistemas educativos
5. Apresentação e discussão dos ensaios dos alunos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: