Competências e Sociedades dos Indivíduos

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram:
1. Compreensão da importância da qualificação profissional em três dimensões de análise: (a) na aquisição de competências ao longo da vida; (b) na inserção no mundo do saber; (c) na flexibilização das organizações;
2. Compreensão teórica dos grandes temas da valorização do capital humano
3. Capacidade de concepção de cenários previsionais, no mundo da sociedade do conhecimento, que devem orientar hoje os projectos de inovação;
4. Capacidade de inferir conhecimento para a sua dissertação de mestrado, trabalho de projecto ou estágio;
5. Capacidade de comunicação clara dos conhecimentos relevantes da área.

Caracterização geral

Código

722081101

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Caraça, João (2003), \"Novelty, knowledge and learning\", em Pedro Conceição, Manuel V. Heitor, e Bengt-Åke Lundvall (orgs.), Innovation, Competence Building and Social Cohesion in Europe, Cheltenham, Edward Elgar.
Carneiro, Roberto (coord.), O Futuro da educação em Portugal, tendências e oportunidades: Um estudo de reflexão prospectiva, Lisboa, Ministério da Educação-DAPP, 2002 (4 vols.)
Costa, António Firmino da; Fernando Luís Machado e Patrícia Ávila (orgs.) (2007), Portugal no Contexto Europeu: Sociedade e Conhecimento, Lisboa, Celta Editora.
Dutra, J., Gestão por competências, São Paulo, Gente, 2001
Furtado, José Afonso (2012), Uma Cultura da Informação para o Universo Digital, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa
Sunstein, C. (2006) Infotopia: How many minds produce knowledge. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

Aulas expositivas sobre os conceitos-chave e seu enquadramento teórico
Trabalho individual de estudo e apresentação por cada aluno de textos da bibliografia básica e outros; discussão em grupo.
Acompanhamento em tutoria para a elaboração por cada aluno de um trabalho sobre um tópico relevante da matéria abordada.

Método de avaliação

Conteúdo

1 Introdução: aproximação teórica
1.1 O conhecimento nas organizações
1.2 Os quatro capitais: de inteligência, estrutural, humano e social
1.3 As organizações do hoje/amanhã
1.4 As competências nas organizações
2 Alguns dos temas a tratar no seminário (eventualmente outros se, de acordo com o interesse dos mestrandos, forem mais relevantes)
2.1 Gestão do conhecimento, aprendizagem e competências estratégicas
2.2 Economias baseadas no conhecimento
2.3 Globalização e a sociedade de informação
2.4 Qualificar os recursos humanos numa perspectiva de coesão económica e social: cenários
2.5 A educação e a construção das identidades e dos projectos pessoais
2.6 Papel-chave da produção e da absorção de conhecimentos no processo de
inovação
2.7 Condições de mudança e flexibilização na gestão das pessoas
2.8 Competências para cenários situados em eixos de mudança
2.9 Gestão organizacional e conhecimento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: