Trabalho e Estilos de Vida

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram: 1.Sentido crítico relativamente aos dispositivos teórico-analíticos que pretendem dar conta das transformações recentes da modernidade, i.e. as propriedades da reflexividade e os processos de “individuação”/singularização; 2.Bases conceptuais que permitam estudar a construção da identidade na modernidade tardia, operacionalizando os conceitos de estilos e projectos de vida; 3. Capacidade
de identificar os traços macro-estruturais que pontuam o “mundo do trabalho” na actualidade; 4.Capacidade de estudar as inserções profissionais como trajectórias sociais e suas relações com a distribuição/valorização social de competências; 5.Capacidade de problematizar os critérios de construção das categorias sociais,
analisando as transições no ciclo de vida e as inserções profissionais a partir de uma etapa específica;
6.Capacidade de abordar teórico-metodologicamente as práticas culturais associadas a momentos dos ciclos de vida e a estilos de vida específicos.

Caracterização geral

Código

722081102

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Boltanski, Luc,Ève Chiapello (1999), Le Nouvel esprit du capitalisme, Paris, Gallimard.
Dubar, Claude (2000), La Socialisation. Constructions des identités professionnelles, Paris, Armand Colin.
Dubar, Claude (2000), La Crise des identités. L’interprétation d’une mutation, Paris, PUF.
Galland, Olivier (1997), Sociologie de la jeunesse, Paris, Armand Colin.
Gelder, Ken e Sarah Thornton (orgs.) (1997), The Subcultures Reader, Londres, Routledge.
Giddens, Anthony (1992 [1990], As Consequências da Modernidade, Oeiras, Celta.
Giddens, Anthony (1994 [1991], Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras, Celta.
Martucelli, Danilo (2002), Grammaires de l’individu, Paris, Gallimard.
Martucelli, Danilo (2010), La société singulariste, Paris, Armand Colin.
Pais, José M. (1993), Culturas Juvenis, Lisboa, IN-CM.
Pais, José M. (2001), Ganhos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro, Porto, Ambar.

Método de ensino

Aulas teóricas - sobre os conceitos centrais das temáticas abordadas;
Aulas práticas - discussão de textos da bibliografia e apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos;
Acompanhamento tutorial de cada aluno no desenho de uma problemática de investigação ou de um pequeno projecto de investigação sobre uma questão relevante para os conteúdos da cadeira, eventualmente orientados segundo as questões a tratar na dissertação, no estágio ou no trabalho de projecto.

Método de avaliação

Um ensaio escrito de problematização de um tópico relevante, baseado em pesquisa bibliográfica autónoma, conduzindo eventualmente a um plano de investigação (50%).
Apresentação oral e discussão do ensaio escrito em aula (50%).

Conteúdo

I PARTE – Modernidade e individualização/singularização
1. Modernidade e reflexividade
2. Constituição do sujeito moderno
3. Estilos e projectos de vida
II PARTE – Trabalho e identidades
1. Evolução capitalista e transformações no mundo do trabalho
2. Formação, capital profissional e gramáticas sociais
3. Socializações e identidades “capitalistas”
III PARTE – Juventude, estilos de vida, transições e inserções profissionais
1. Juventude, ciclos de vida e transições para a vida adulta
2. “Transição para o trabalho” e inserção profissional
3. Práticas culturais juvenis, identidades e estilos de vida
4. Questões metodológicas em torno da pesquisa sobre juventude, práticas culturais e inserção profissional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: