Escolas e Comunidades Políticas

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram:
1. O conhecimento dos posicionamentos específicos dos atores do contexto escolar: professores, alunos, funcionários da escola, pais, políticos locais e outros atores;
2. A capacidade para analisar as dinâmicas sociais internas da escola e as do seu relacionamento com a comunidade;
3. A capacidade para identificar os pressupostos teóricos presentes em (1) e (2);
4. A capacitação em articular as políticas escolares descentralizadas do Estado para as autarquias e as políticas locais e escolares com os contextos dos estabelecimentos de ensino;
5. A capacidade para identificar e caracterizar situações específicas em contexto escolar e, a partir daí, para definir estratégias adequadas de investigação e intervenção profissional nesse contexto: desigualdades, injustiças, fenómenos de humilhação, sociabilidades e exercícios de socialização política;

Caracterização geral

Código

722081103

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

ALMEIDA, Ana Nunes de, VIEIRA, Maria Manuel, A escola em Portugal, Lisboa:
Imprensa de Ciências Sociais, 2006.
Barrère, A., Les enseignants au travail, routines incertaines, Paris, L’Harmattan, 2002.
Bautier, Elisabeth, Rayou, Patrick, Les inégalités d´apprentissage. Programmes, pratiques et malentendus scolaires, Paris, PUF, 2009
Dubet, François, Duru-Bellat, Vérétout, Antoine, Les sociétés et leur école. Emprise du diplôme et cohésion sociale, Paris, Seuil, 2010
Resende, José Manuel, A Sociedade Contra a Escola? A Socialização Política Escolar num Contexto de Incerteza, Lisboa, Piaget, 2010
Vincent, Gut (coord.) L´éducation prisonnière de la forme scolaire. Scolarization et socialisation dans les sociétés industrielles, Lyon, PUL, 1994.

Método de ensino

Aulas expositivas sobre conceitos e casos exemplares;
Discussão em grupos e em plenário de problemas propostos pelo docente ou pelos alunos;
Acompanhamento dos alunos na elaboração de ensaio pessoal e outros relatórios.

Método de avaliação

Conteúdo

1. Condição e ofício de professor e de aluno. Crise dos sistemas educativos e da profissão docente; a centralidade no aluno e os efeitos da pedagogização dos atos escolares - das crises às políticas de compensação educativa.
2. Dinâmicas sociais na escola: das sociabilidades à socialização política.
3. Escola e recuo histórico das comunidades locais: políticas centrais, deslocalização política para os Municípios, novas territorializações do ensino, agrupamentos de escolas e as políticas dos estabelecimentos de ensino
4. Escola, famílias, Políticos e Media: do ideal de participação plena às dinâmicas reais de intervenção dos atores e coletivos nos estabelecimentos de ensino.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: