Políticas Sociais e Desigualdades
Objetivos
1. Reconhecimento e compreensão da evolução das modalidades e do sentido das políticas sociais e das temporalidades de acção que lhes estão associadas;
2. Reconhecimento e compreensão da mudança, ao longo do tempo, dos modos de expressão e de representação da exclusão e das desigualdades;
3. Capacidade de perceber os modelos de relações entre problemas e políticas e conseguir, através deles, um melhor conhecimento dos sistemas de acção;
4. Capacidade de definir e conduzir um projecto de investigação ou de desenvolvimento profissional, e de gerir e organizar acções nas temáticas do curso;
5. Capacidade de comunicar com clareza os conhecimentos e resultados de investigação na temática abordada.
Caracterização geral
Código
722081079
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
J. M .Larouche, Reconnaissance et citoyenneté. Au carrefour de lÉthique et du politique, Presses Universitaires du Québec, Montréal, Sainte-Foy, Québec
Ion, J. Le travail social au singulier, Ed. Dunod, 2º edição, Paris, 2006.
Hill, Michael, (1984) 1997, The Policy Process in the Modern State, 3th edition. Prentice Hall/Haevester Wheatsheaf, Hemel Hempstead.
Anis A. Dani, Arjan de Haan (ed), 2008, Social Policy and Structural Inequalities 468 Published by World Bank, 468 pages
Ladrière, Jean e Philippe Van Parijs (orgs.) Fondements d´une théorie de la justice: essais critiques sur la philosophie politique de John Rawls. Louvain-la-Neuve: Peeters, 1984
Método de ensino
É seguida uma metodologia interactiva que associa um momento de formulação de questões que tende a valorizar a eventual experiência dos alunos e um outro de sistematização adequada à integração dos conteúdos e à regulação dos processos de investigação dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação é baseada nos contributos dos alunos nas aulas e na sua posterior formalização, num trabalho escrito. Procura-se que os alunos integrem os conteúdos da formação nos seus trabalhos de tese.
Complementarmente, no que respeita a conteúdos transversais, procura-se que os trabalhos dos alunos alimentam dossiers temáticos destinados a serem socializados pelo conjunto.
Conteúdo
O seminário é organizado em quatro módulos que procuram apreender as principais dimensões da problemática:
Módulo A: Políticas sociais, acção pública e desigualdades sociais
Módulo B: Individualização das Políticas Sociais,
Módulo C: Política da Família e modelos societários de articulação trabalho/família
Módulo D: Justiça social e desigualdades
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: