Recursos e Estratégias de Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Objetivos

A partir de pontos de vista diferenciados, trata-se de habilitar os alunos a:
1. Identificar os principais recursos e as estratégias utilizadas no combate à pobreza e à exclusão social;
2. Tratar diferentes níveis dos problemas e dos tratamentos que lhes são dados, assim como diferentes estatutos dos recursos e das estratégias;
3. Comunicar de forma clara os conhecimentos sobre as temáticas abordadas.
As abordagens visam o plano interdisciplinar, intersectorial e multi-dimensional das acções e, quando se adequa, consideram a dimensão comparativa internacional.

Caracterização geral

Código

722081080

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

• BIT, STEP, 2003, A Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Portugal, Experiências do Programa de Luta contra a Pobreza, BIT/STEP, Genebra
• Estivill, J., 2003, Panorama da luta contra exclusão social. Conceitos e estratégias, BIT/STEP, Genebra.
• J. Estivill e al., 2006, Activar a Participação, Pequenas Experiências Grandes Esperanças, REAPN, Porto
• Vivianne Châtel e M.H. Soulet, 2002, Faire Face et s’en sortir, vol. 1 e 2, Rès Socialis, Éditions Universitaires d Fribourg, Fribourg
• Rodrigues, Fernanda, 1999, Assistência Social e Políticas Sociais em Portugal, Departamento editorial do ISSScoop, Lisboa

Método de ensino

É seguida uma metodologia interactiva que associa um momento de formulação de questões que tende a valorizar a eventual experiência dos alunos e um outro de sistematização adequada à integração dos conteúdos e à regulação dos processos de investigação dos alunos.

Método de avaliação

A avaliação é baseada nos contributos dos alunos nas aulas e na sua posterior formalização, num trabalho escrito. Procura-se que os alunos integrem os conteúdos da formação nos seus trabalhos de tese.
Complementarmente, no que respeita a conteúdos transversais, procura-se que os trabalhos dos alunos alimentam dossiers temáticos destinados a serem socializados pelo conjunto.

Conteúdo

• Módulo A: \"Má integração\", inexistência, vulnerabilidade social e os novos desafios para as políticas sociais
• Módulo B: A política e os instrumentos de luta contra a pobreza em Portugal e na Europa
• Módulo C: Políticas internacionais e instrumentos de apoio ao desenvolvimento económico e à protecção social nos países pobres
• Módulo D: Conjunturas e estratégias de gestão dos recursos individuais e colectivos no caso de famílias em situação de grande precariedade