Imigração, Etnicidade e Multiculturalidade
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram:
a) Conhecimento e compreensão dos conceitos e das teorias das migrações;
b) Compreensão das etnicidades como construções sociais, histórica e socialmente encastradas, no contexto de sociedades multiculturais;
c) Capacidade de análise e investigação de fenómenos concretos de etnicidade em contextos de migratórios;
d) Capacidade de comunicar de modo claro resultados de investigação no domínio temático da disciplina.
Caracterização geral
Código
722081062
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Appadurai, A., Dimensões culturais da globalização, Lisboa: Teorema, 2004
Castles, S. & M. Miller, The Age of Migration, The Guilford Press, 2009
Castles, S., Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios, Lisboa: Fim de Século, 2005
Gans, H. J., Symbolic ethnicity: the future of ethnic groups and cultures in America, in H. Gans, N. Glazer, J. Gusfield e C. Jenks(org.), On the making of Americans. Essays in honour of David Riesman, Univ. Pennsylvania Press, 1979, pp.193-220
Marques, M. M.(org.), Estado-Nação e Migrações Internacionais, Lisboa: Livros Horizonte, 2010
Massey, Douglas, Joaquin Arango, Graeme Hugo, Ali Kouaouci, Adela Pelegrino, J. Edward Taylor, Worlds in motion: understanding international migration at the end of the millennium, Oxford & Nova York: Oxford University Press, 2008
Portes, A., Estudos sobre as Migrações Contemporâneas, Lisboa: Fim de Século, 2006
Vermeulen, H., Imigração, integração e a dimensão política da cultura, Lisboa:Colibri, 2001
Método de ensino
Aulas de exposição teórica e sessões práticas. Estas últimas consistirão em apresentação e discussão pelos alunos de textos e dos seus projectos de trabalhos de ensaio ou plano de investigação.
Método de avaliação
Avaliação contínua da participação [AP] nas apresentações e discussões em aula (25%); apresentação e discussão em aula [TPO] do projecto de ensaio ou plano de investigação (25%); ensaio ou plano de pesquisa [TPE] (50%).
Conteúdo
1. Espaço, tempo e volume das migrações. Experiências do passado e do presente, e perspectivas de futuro
A. CONCEITOS E TEORIAS DE BASE
2. As teorias das migrações
3. Teorias da etnicidade
4. Imigração, identidade e multiculturalidade
B. ABORDAGENS TEMÁTICAS
5. A mercadorização da etnicidade
6. Escola e imigração
7. A politização da etnicidade
8. A politização da imigração
9. Estado e construção identitária
10. Pan-etnicidade e mass media
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: