Arte e Experiência - 2. semestre
Objetivos
a) Compreender, por um lado, a especificidade filosófica do questionamento estético e, por outro, a amplitude do campo disciplinar da Estética, o qual não se confunde mas se cruza com o da Filosofia da Arte;
b) Circunscrever a noção de experiência estética, a partir dos sentidos paradigmáticos que a palavra experiência assume em Filosofia e do seu uso nos domínios da Arte, distinguindo as várias perspectivas acerca da definição e do conteúdo da experiência estética na sua dinâmica histórica;
c) Problematizar o sentido e a pertinência desta noção na compreensão e análise das várias modalidades artísticas contemporâneas e na recepção crítica das suas expressões.
Caracterização geral
Código
722031033
Créditos
10
Professor responsável
Bartholomew Ryan
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
HARAWAY, Donna; Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene, Durham and London: Duke University Press 2016.
HEIDEGGER, Martin; Discourse on Thinking/Gelassenheit, trans. Anderson/Freund, New york: Harper Torchbooks, 1966.
JOYCE, James; Panaromas de Finnegans Wake, edição e tradução de Augusto e Haroldo de Campos, São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
KIERKEGAARD, Søren; The Lily in the Field and the Bird in the Air. Three Devotional Discourses, Without Authority, ed. and trans. by H. V. Hong and Edna H. Hong, Princeton: Princeton University Press, 1997.
MORTEN, Timothy; -. The Ecological Thought, Cambridge, Harvard University Press 2012
Método de ensino
(a) A maior parte das aulas são aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão com os alunos de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Método de avaliação
(d) O principal elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%);
(e) O segundo elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral; (f) assiduidade e a participação.
Conteúdo
O que é o pensamento ecológico? Onde o encontramos na arte e na filosofia? A filosofia e a arte têm algo a dizer-nos sobre o meio ambiente, uma vez que elas podem fazer-nos questionar a realidade. Neste curso exploraremos uma visão impressionante de possibilidade/actualidade ecológica na filosofia e na arte como uma forma de coexistência, crítica e criatividade neste planeta danificado. Navegaremos por oito temas que podem incorporar uma nova forma de pensar e viver o pensamento ecológico: 1) geografias escuras, 2) interpenetração, 3) espírito, 4) corpo, 5) narrativas multiespécies (multispecies storytelling), 6) tecnologia, 7) caosmos, e 8) lentidão. Analisaremos e interrelacionaremos filósofos subversivos da modernidade (Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger, Deleuze) com poetas (Joyce, Pessoa, Drummond), músicos (Cage, The Loafing Heroes) e ecofeministas (Bennett, Haraway, Tsing) por forma a penetrarmos na vida e na possibilidade de um cosmopolitismo radical novo e vibrante. O curso incluirá também palestrantes convidados sobre as relações entre a ecologia e o activismo na dança, no cinema, e na instalação artística.
Bibliografia
HARAWAY, Donna; Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene, Durham and London: Duke University Press 2016.
HEIDEGGER, Martin; Discourse on Thinking/Gelassenheit, trans. Anderson/Freund, New york: Harper Torchbooks, 1966.
JOYCE, James; Panaromas de Finnegans Wake, edição e tradução de Augusto e Haroldo de Campos, São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
KIERKEGAARD, Søren; The Lily in the Field and the Bird in the Air. Three Devotional Discourses, Without Authority, ed. and trans. by H. V. Hong and Edna H. Hong, Princeton: Princeton University Press, 1997.
MORTEN, Timothy; -. The Ecological Thought, Cambridge, Harvard University Press 2012
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: