Questões de Ética Aplicada
Objetivos
1) Conhecimento dos debates em torno da natureza epistemológica e teórica da Ética Aplicada, da sua autonomia e das relações que guarda com outros domínios do saber;
2) Conhecimento dos mais significativos paradigmas contemporâneos de interpretação ética da acção humana e do modo como se inscrevem na tradição filosófica;
3) Conhecimento das noções e princípios que configuram a racionalidade prática e das formas da sua tradução nos diversos âmbitos da Ética Aplicada;
4) Capacidade de identificar os factores definitórios de âmbitos regionais ou aplicados da Ética e de discutir a sua pertinência;
5) Capacidade de analisar criticamente os problemas éticos de algum domínio da Ética Aplicada, distinguindo a abordagem ética de outras abordagens não éticas com que mantém afinidades;
6) Conhecimento dos debates contemporâneos no âmbito da Ética Aplicada e dos textos mais significativos neste domínio;
7) Capacidade de realizar autonomamente trabalho de investigação no âmbito da Ética Aplicada.
Caracterização geral
Código
722031058
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Arras, John D. (2017). Methods in Bioethics. The Way We Reason Now. New York: Oxford University Press.
Hume, D. (2006) An Enquiry concerning the Principles of Morals. New York: Oxford University Press.
MacIntyre, A. (2016). Ethics in the Conflicts of Modernity. New York: Cambridge University Press.
MacIntyre, A. (2012). Three Rival Versions of Moral Enquiry. Notre Dame: University of Notre Dame Press.
Método de ensino
O curso terá uma natureza teórico-prática, funcionando em regime de seminário. A metodologia dominante será a da análise de textos.
Método de avaliação
Participação oral nas sessões do seminário (35 %).
Elaboração de um trabalho escrito (entre 15000 e 25000 caracteres, incluindo espaços) sobre um tema a acordar no início do semestre (65 %).
Conteúdo
A dimensão pública do debate ético: entre os raciocinadores éticos independentes e os estrangeiros morais
Referindo-se à dificuldade para encontrar solução para os problemas bioéticos, Engelhardt sustentou que os intervenientes no debate público se comportam com frequência como estrangeiros morais, como indivíduos que não partilham nem valores nem costumes. Esta tese transformou-se numa espécie de pressuposto do próprio debate público. Evidentemente, este pressuposto não discutido nem sequer verbalizado como tal condiciona o próprio rumo dos debates: dele depende tanto o tipo de discurso ou de justificação que se considera aceitável, como o tipo de soluções admissíveis, como ainda a forma de chegar à solução dos problemas concretos.
O curso focará a questão da incomensurabilidade dos discursos éticos, a sua génese e a sua suposta irredutibilidade. Tomar-se-á como fio condutor da análise a obra mais recente de A. MacIntyre, Ethics in the Conflicts of Modernity (2016).