Sociedades de Língua Alemã

Objetivos

a)Desenvolver a autonomia e capacidade de investigação sobre temas correlacionados com movimentos juvenis, reformas do sistema educativo, surgimento de elites académicas, movimentos migratórios e o desenvolvimento que caracteriza a(s) sociedade(s) alemã(s).
b)Desenvolver a capacidade crítica através da análise de estereótipos.
c)Desenvolver a aptidão em expôr os conhecimentos adquiridos aprofundando a competência linguística.
d)Saber lidar com a diversidade de atitudes e comportamentos na interacção com falantes de língua alemã e outros .

Caracterização geral

Código

722101032

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Alemão

Pré-requisitos

Nível B.2 (QECR) de língua alemã.

Bibliografia

CHIELLINO, Carmine (Hrsg-), 2000, Interkulturelle Literatur in Deutschland. Ein Handbuch. Stuttgart, Weimar:Metzler.
FARIN, Klaus, 2001, generation kick.de – Jugendsubkulturen heute. München:Beck
GEORGI, Viola B (Ed.), 2008, The Making of Citizens in Europe: New Perspectives on Citizenship Education.
HAHN, H.-J., 1998, Education and Society in Germany. Oxford, New York:Berg
KIELMANSEGG, Peter Graf, 2000, Nach der Katastrophe. Eine Geschichte des geteilten Deutschlands. Berlin:Siedler.
LUSCHER, Renate, 1997, Deutschland nach der Wende. München:Verlag für Deutsch.
SIEFERLE, Rolf Peter, 1984, Fortschrittsfeinde? Opposition gegen Technik und Industrie von der Romantik bis zur Gegenwart. München:C.H. Beck
WEIDINGER, Dorothea (Hrsg.), 2002, Nation - Nationalismus - Nationale Identität. Bonn:bpb

Método de ensino

Aulas expositivas e aulas práticas: apresentação oral e debate de trabalhos escritos, resultantes de leituras extensivas de textos; elaboração e apresentação de trabalhos de grupo. Pesquisa de textos em língua alemã que caracterizam os momentos em questão com leitura crítica e debate de excertos dos textos colectados e outros, com sistematização de conclusões (60%).Realização autónoma de um trabalho escrito (ca.4000 palavras) ou prova escrita presencial versando um tema da matéria tratada (40%).

Método de avaliação

apresentação oral e debate de trabalhos escritos
trabalho escrito (ca.4000 palavras) ou prova escrita presencial versando um tema da matéria tratada
In class teaching.

Conteúdo

1.O desenvolvimento social com especial enfoque em momentos determinantes do séc. XIX e XX.
2. A sociedade multicultural da segunda metade do séc. XX e as influências linguísticas e de usos e costumes.
3. As alterações politico-sociais resultantes da reunificação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: