Sociedades de Língua Alemã
Objetivos
a)Desenvolver a autonomia e capacidade de investigação sobre temas correlacionados com movimentos juvenis, reformas do sistema educativo, surgimento de elites académicas, movimentos migratórios e o desenvolvimento que caracteriza a(s) sociedade(s) alemã(s).
b)Desenvolver a capacidade crítica através da análise de estereótipos.
c)Desenvolver a aptidão em expôr os conhecimentos adquiridos aprofundando a competência linguística.
d)Saber lidar com a diversidade de atitudes e comportamentos na interacção com falantes de língua alemã e outros .
Caracterização geral
Código
722101032
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português-Alemão
Pré-requisitos
Nível B.2 (QECR) de língua alemã.
Bibliografia
CHIELLINO, Carmine (Hrsg-), 2000, Interkulturelle Literatur in Deutschland. Ein Handbuch. Stuttgart, Weimar:Metzler.
FARIN, Klaus, 2001, generation kick.de Jugendsubkulturen heute. München:Beck
GEORGI, Viola B (Ed.), 2008, The Making of Citizens in Europe: New Perspectives on Citizenship Education.
HAHN, H.-J., 1998, Education and Society in Germany. Oxford, New York:Berg
KIELMANSEGG, Peter Graf, 2000, Nach der Katastrophe. Eine Geschichte des geteilten Deutschlands. Berlin:Siedler.
LUSCHER, Renate, 1997, Deutschland nach der Wende. München:Verlag für Deutsch.
SIEFERLE, Rolf Peter, 1984, Fortschrittsfeinde? Opposition gegen Technik und Industrie von der Romantik bis zur Gegenwart. München:C.H. Beck
WEIDINGER, Dorothea (Hrsg.), 2002, Nation - Nationalismus - Nationale Identität. Bonn:bpb
Método de ensino
Aulas expositivas e aulas práticas: apresentação oral e debate de trabalhos escritos, resultantes de leituras extensivas de textos; elaboração e apresentação de trabalhos de grupo. Pesquisa de textos em língua alemã que caracterizam os momentos em questão com leitura crítica e debate de excertos dos textos colectados e outros, com sistematização de conclusões (60%).Realização autónoma de um trabalho escrito (ca.4000 palavras) ou prova escrita presencial versando um tema da matéria tratada (40%).
Método de avaliação
apresentação oral e debate de trabalhos escritos
trabalho escrito (ca.4000 palavras) ou prova escrita presencial versando um tema da matéria tratada
In class teaching.
Conteúdo
1.O desenvolvimento social com especial enfoque em momentos determinantes do séc. XIX e XX.
2. A sociedade multicultural da segunda metade do séc. XX e as influências linguísticas e de usos e costumes.
3. As alterações politico-sociais resultantes da reunificação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: