Literaturas Ibero-Americanas Comparadas - 2. semestre
Objetivos
a) Adquirir uma preparação no conhecimento das Narrativas Fundacionais de algumas literaturas ibero-americanas e o seu papel nas construções Identitárias das respectivas nacionalidades.
b) Conhecer os contextos, de vária ordem, que determinam aquelas construções.
c) Estudar os textos propostos com vista a preparar uma investigação pessoal.
d) Conhecer bibliografia crítica sobre os temas estudados.
e) Produzir trabalhos de análise textual e de reflexão teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos.
f) Realizar um projecto de investigação e produzir uma monografia onde o mesmo será desenvolvido, a qual será também apresentada e discutida oralmente.
Caracterização geral
Código
722111041
Créditos
10
Professor responsável
Isabel Rute Araújo Branco
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português-Espanhol
Pré-requisitos
Conhecimentos de nível médio de língua espanhola
Bibliografia
FUENTES, Carlos. 1990. Valiente mundo nuevo. Épica, utopia y mito. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
GUILLÉN, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada (Ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores.
LAS CASAS, Bartolomé de. 1552. Breve relación de la destrucción de las Indias Occidentales. Sevilla. [Das muito cuidadas edições recentes, ver, por exemplo a de Trinidad Barrera, de 2005. Madrid: Alianza Ed., El libro de bolsillo]
MIGNOLO, Walter D. 2007. La idea de America Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa.
SANTIAGO, Silviano. 2006. As Raízes e o Labirinto da América Latina. Rio de Janeiro: Rocco.
Método de ensino
Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática destacar-se-á pelas intervenções orais dos alunos e pela análise comentada de problemas literários.
Método de avaliação
Método de avaliação
1- Apresentações orais, nos seminários, de leituras e de resultados de investigações em torno dos objectivos do seminário e a sua discussão em grupo (40%);
2- apresentação escrita e discussão oral de um trabalho final, individual, incluindo bibliografia (de 12 a 15 páginas), cujo projecto e elaboração são orientados pela docente (60%).
Conteúdo
Narrativas Fundacionais e Construções Identitárias:
- A Literatura Comparada: história, teoria e métodos.
- O papel das literaturas iberoamericanas na (re)construção das identidades.
- Língua e culturas nacionais.
- Conto, memória e narração.
Corpus literário e ensaístico: Cuentos cortos, de César Vallejo. Obras completas (y otros cuentos), de Augusto Monterroso. Montevidianos, de Mario Benedetti. Canto General, de Pablo Neruda. Las venas abiertas de América Latina, de Eduardo Galeano. Civilización y barbarie. Vida de Facundo Quiroga, de Domingo Faustino Sarmiento. Nuestra América, de José Martí. Ariel, de José Enrique Rodó. El laberinto de la soledad, de Octavio Paz. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial, de Walter Mignolo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: