Teoria da Literatura - 2. semestre
Objetivos
a) Reflectir sobre as condições em que é possível determinar um conjunto de traços singulares do romance inglês, irlandês, americano e português, desde a sua origem até ao presente.
b) Determinar as formas de construção do romance experimental e/ou do anti-romance.
c) Compreender as diferenças e as semelhanças entre os romances pré-modernistas, modernistas e pós-modernistas.
d) Discutir a validade do conceito de ficcionismo como tentativa de encontrar para a teoria do romance um termo disciplinar equivalente à poética.
e) Realizar pesquisa bibliográfica relevante na área da teoria da literatura.
f) Organizar a pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de uma obra.
g) Produzir um pequeno ensaio crítico sobre uma das obras do programa.
Caracterização geral
Código
722160004
Créditos
10
Professor responsável
Rogério Puga
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
- Bressler, Charles E. (2002). Literary Criticism: An Introduction to Theory and Practice, 3ª ed., New Jersey: Prentice Hall.
- Culler, Jonathan (2011). Literary Theory: A Very Short Introduction. Oxford: OUP.
- Eagleton, Terry (2005). The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell.
- Head, Dominic (2002). The Cambridge Introduction to Modern British Fiction, 1950-2000, Cambridge: Cambridge University Press.
- McKeon, Michael (ed.) (2000). Theory of the Novel: An Historical Approach, Baltimore: The Johns Hopkins University Press.
- Waugh, Patricia (2006). Literary Theory and Criticism: An Oxford Guide. Oxford: OUP.
Método de ensino
Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática destacar-se-á pelas intervenções orais dos alunos e pela análise comentada de problemas literários.
Método de avaliação
Apresentação de um ensaio de investigação.
Conteúdo
A CONSTRUÇÃO DO FICCIONISMO NA LITERATURA. O que é o ficcionismo? O romance enquanto narração do conhecimento. O ficcionismo como forma de antifundacionalismo. A questão da representação do real. O realismo mágico e a fronteira entre o real e a ficção. A reescrita hipertextual da história. O jogo da história sem história e a reinvenção do storytelling. O conflito da interpretação da natureza do romance: romance ou novel? A questão da auto-reflexividade. A autoglosa e a intertextualidade como formas de ficcionismo. A ilusão da sequencialidade e da coesão discursiva do texto de ficção.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Alemães
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Românicos
- Mestrado em Narrativas Culturais: convergências e aberturas