Identidade e multiculturalismo nas literaturas de expressão francesa - 2. semestre

Objectivos

a) Adquirir conhecimento dos debates que atravessam hoje nos Estudos Pós-Coloniais Francófonos, sabendo diferenciar os diferentes paradigmas em jogo e os conceitos que lhes estão associados
b) Adquirir conhecimento de alguns dos textos fundadores da Teoria Pós-Colonial Francófona bem como das principais polémicas que a atravessam;
c) Adquirir capacidade de elaborar um trabalho de investigação fundamentado sobre um dos temas tratados, utilizando bibliografia especializada e trabalhando com conceitos da Teoria Pós-colonial.

Caracterização geral

Código

722111060

Créditos

10

Professor responsável

Christina Dechamps

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BHABHA, H. (2004) The Location of Culture. London: Routledge.
DIOME, F. (2003) Le ventre de l’Atlantique. Paris: Editions Anne Carrière.
BESSIÈRE, J. et Moura, J.-M. (dir.) (2001). Littératures postcoloniales et francophonie. Paris: Honoré Champion, 2001.
JELLOUN, T. (1997). Les yeux baissés. Paris: Éditions du Seuil.
McDONALD, C. and SULEIMAN, S. C. (2010). French Global. New York: Columbia University Press.
RIBEIRO SANCHES, M. (org.) (2005). Deslocalizar a Europa - Antropologia, Arte, Literatura e História na Pós- Colonialidade. Lisboa: Cotovia.

Método de ensino

Exposições sobre os diferentes pontos do programa.
Discussão dos trabalhos apresentados.
Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.
A avaliação de conhecimentos implica a presença em 2/3 das sessões realizadas e faz-se mediante a apresentação de um trabalho de investigação que deverá provar o conhecimento dos pontos tratados bem como a capacidade para lidar, de uma forma crítica, com os conceitos estudados.

Método de avaliação

Ensaio escrito: 80%.
Apresentação oral e defesa do ensaio: 20%.

Conteúdo

Este seminário pretende analisar as escritas francófonas da contemporaneidade, focando-se nas temáticas da identidade/identidades e do hibridismo cultural. A abordagem literária, partindo de uma visão transdisciplinar, será articulada, numa perspectiva comparada, com algumas teorias pós-coloniais - como um “lugar de emergência de novas culturas”.
1.Teoria Pós-Colonial:
1.1. Análise do livro Orientalismo de Edward Saïd;
1.2. Homi K. Bhabha: os conceitos de «hibridity» e «mimicry».
Textos literários
2.1. Le ventre de l’Atlantique de Fatou Diome: a desconstrução do mito da centralidade de França.
2.2. Les yeux baissés de Tahar Ben Jellou ou a dificuldade de se ser «outro/outra».
3. Estudos Francófonos?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: